Quando a proteinúria é grave?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Quanto maior for a proteinúria, mais grave é a lesão renal e maior é o risco do indivíduo desenvolver problemas de saúde. Em geral, graduamos a perda de proteína na urina da seguinte forma: Proteinúria menor que 150 mg por dia: normal. Proteinúria entre 150 mg e 1000 mg por dia: proteinúria leve.

Os adultos excretam, em média, 100mg/dia de proteína por via urinária. Taxas de excreção repetidamente maiores do que 200mg/dia são associadas com piora de desfechos renais e, em geral, têm indicação de avaliação formal.

Consequências. A proteinúria de causas renais geralmente é persistente (isto é, i. e., presente em exames seriados) e, na faixa nefrótica, pode causar perda significativa de proteínas. A presença de proteínas na urina é toxica para os rins e causa lesão renal.

O tratamento da proteinúria consiste na reposição do valor proteico e na investigação da causa da perda de proteínas .

A presença de proteína na urina é considerada normal até determinada quantidade. Porém, quando eliminada em excesso, pode indicar algum problema de saúde. Na suspeita dessa condição ou na detecção da mesma em exames de rotina, deve-se investigar de maneira precoce para prevenir maiores complicações.

A proteinúria transitória e ortostática não são condições prejudiciais, e nenhum tratamento específico é necessário.

Porém, todos os outros estudos realizados usando outros tipos de público são unânimes: as recomendações proteicas não passam de 2g/kg/dia, o que quer dizer que doses maiores que esta não trarão benefícios para hipertrofia.

Sua excreção geralmente causa espuma na urina e isso pode ser alerta para outras doenças que devem ser investigadas, como infeção nos rins, diabetes, atrite reumatoide, problemas no sistema linfático e medula óssea, hipertensão, anemia falciforme, lúpus, malária e grandes inflamações.

Quais são as causas do excesso de proteína na urina? A proteinúria persistente, quase sempre associada a sintomas como urina espumosa e inchaço físico, costuma ser sintoma de doença dos glomérulos. Esses são aglomerados de minúsculos vasos sanguíneos presentes nos rins, com poros por meio dos quais o sangue é filtrado.

Amostra isolada: Em amostra isolada os resultados devem ser expressos em proteinúria por creatininúria, sendo considerados normais valores abaixo de 200mg de proteína/grama de creatinina.

O chá verde tem ação positiva na nefropatia que o diabetes causa. A nefropatia diabética leva à perda de proteína pela urina e reduz a função dos rins e pode levar à paralisação do órgão.

Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.