Como lavar os alimentos para tirar os agrotóxicos?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

É possível lavar os alimentos com detergente e usando uma bucha natural encontrada para venda em supermercados e farmácias. Ao esfregar, a bucha ajuda a retirar as sujeiras e os agrotóxicos.

Então, a resposta é: Não, não é possível retirar 100% dos agrotóxicos nos alimentos em casa. O que você pode - e deve - fazer é lavar as frutas, legumes, verduras e hortaliças para retirar as bactérias, vírus e parasitas que elas carregam, que podem fazer mal à saúde do ser humano.

Higiene dos alimentos
gotas de água sanitária, ou vinagre e água corrente, se possível filtrada ou fervida.

Agora leve suas frutas, verduras e legumes para lavar em água corrente. Se forem folhas, lavar cada uma separadamente. Em seguida, você pode colocar de molho em água clorada. As instruções de preparo são simples: use água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%.

Embora uma parte das toxinas penetre a polpa dos alimentos, é possível diminuir bem a incidência ao lavá-los e deixá-los de molho por meia hora em uma solução de 1 litro de água para 1 colher de bicarbonato de sódio. Depois disso, lavar bem novamente e consumir.

Isso acontece ao absorver o arsênico presente em agrotóxicos e até na água que irriga a plantação. Normalmente se acredita que a ameaça é eliminada no preparo do alimento. Mas o estudo aponta que a maneira mais segura de consumi-lo é deixar o arroz de molho de um dia para o outro.

As técnicas cromatográficas são as preferidas para a detecção de resíduos de agrotóxicos em alimentos. Os métodos de análise que utilizam técnicas espectrofotométricas e imunológicas também podem ser adotados, porém apresentam baixa especificidade, fato que os tornam pouco utilizados[6].

Preste atenção à cor do pedúnculo, o cabinho da fruta Procure no cabinho da fruta uma substância mais clara, como se fosse um pozinho branco. Se você encontrá-la, é sinal da presença de agrotóxico em excesso na região, explica Renato Tratch, professor de agronomia da PUC-PR.

Além disso, a especialista indica ainda a utilização do bicarbonato de sódio – também uma colher (sopa) por litro de água. “É um produto que vai proteger o alimento e pode reagir com alguns agrotóxicos que não penetram o fruto, diminuindo a exposição alimentar.

O bicarbonato de sódio também pode ser utilizado. Você pode passá-lo no alimento e depois enxaguá-lo. Ele não é tão eficiente para eliminar agrotóxicos, mas funciona na limpeza. Você deve passá-lo no alimento e depois enxaguá-lo.

Para essa etapa, será utilizado o hipoclorito de sódio (conhecido popularmente como água sanitária) diluído em água. A solução deve conter duas colheres de sopa (por volta de 20 ml) do produto para cada litro de água. É nessa etapa que serão eliminados os vírus, bactérias e fungos.

Para usar esse método, você vai precisar de 1 litro de água e 2 colheres de sopa de vinagre de álcool. Separe os materiais e as folhas da alface.

A desinfecção é o processo de imersão do alimento em uma mistura de água potável e água sanitária, onde ele fica por cerca de 15 minutos. - Para fazer a solução na proporção correta, use 8ml (uma colher de sopa cheia) de água sanitária para cada litro de água potável.

Após ter retirado todos os fragmentos de terra e sujeira, dissolva uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água e deixe as frutas e verduras nessa solução por cerca de 15 minutos. Em seguida, jogue fora essa solução e lave novamente os alimentos em água corrente.

Lavar bem as cascas das frutas e os legumes com bicarbonato de sódio, água sanitária ou alvejante, além de eliminar sujeira, alguns agrotóxicos e pesticidas, presentes na casca do alimento, também permite remover vírus e bactérias responsáveis por doenças como hepatite, cólera, salmonelose e até coronavírus, por ...

Maçãs ficaram imersas por 15 minutos em solução de bicarbonato. Um produto de uso doméstico comum, o bicarbonato de sódio, pode ajudar a tirar resíduos de agrotóxico na superfície da maçã, diz pesquisa publicada nesta quarta-feira (25) no "Journal of Agricultural and Food Chemistry".