Como eliminar bactéria sem antibiótico?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 20 votos

O chá, a cerveja, o mel e as esponjas marinhas têm muito mais em comum do que pode parecer. Todos eles são produtos naturais que, segundo cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, têm capacidade de atacar bactérias que nos causam infecções.

Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções.

No entanto, geralmente com o resfriado comum ou gripe, você pode tratá-lo em casa com antibióticos naturais que provavelmente já possui em sua cozinha:

  1. 1 – Gengibre. ...
  2. 2 – Mel de Manuka. ...
  3. 3 – Limão. ...
  4. 4 – Dentes de alho. ...
  5. 5 – Flores de Echinacea. ...
  6. 6 – Chá-verde.

Mel, lúpulo e outros remédios naturais que combatem bactérias

  • Mel, antibiótico natural. Poucos remédios naturais têm um uso tradicional tão longevo como o mel. ...
  • O lúpulo da cerveja. ...
  • Um chá que mata bactérias. ...
  • Esponjas marinhas.

Os testes mostraram que a K. aureovinosa era a planta que tinha maior eficácia contra a bactéria, pois necessitava de menor concentração de extrato para obter os mesmos resultados que as outras espécies.

Em geral, os antibióticos devem ser tomados por 7 a 14 dias — mas isso é definido de acordo com orientação médica. Vale ressaltar que, mesmo sentindo melhora no quadro, não se deve interromper o tratamento.

As infecções fúngicas são normalmente tratadas com medicamentos antimicóticos, os quais são geralmente aplicados diretamente na área afetada (chamados medicamentos tópicos). Os medicamentos tópicos podem incluir cremes, géis, loções, soluções ou xampus. Medicamentos antimicóticos também podem ser tomados por via oral.

Curcuma, ou Açafrão das Índias
Para muitos o antibiótico referência da natureza, esta substância da família do gengibre e, sim, que faz parte da mistura de caril que habitualmente encontramos no supermercado, é também chamado de turmérico ou açafrão das índias.

Possui ação antioxidante, antibacteriana e antibiótica. Por conter enxofre, é um tempero que auxilia no controle da pressão arterial quando ingerida em grande quantidade. Realça o sabor de molhos, batatas, sopas, carnes, frango, peixes, patês, temakis e omeletes.

O tratamento é feito com a pessoa internada e é estabelecido de acordo com o microrganismo identificado no sangue. No caso de infecção por bactérias, é recomendado o uso de antibióticos, que é definido pelo médico de acordo com o perfil de sensibilidade da bactéria.

No entanto, abaixo estão alguns chás que podem ajudar a complementar o seu tratamento:

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.

Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia ou sempre após as refeições; Sempre escove a língua para remover as bactérias causadoras do mau hálito; Os enxaguatórios bucais combatem os agentes causadores do tártaro; Visite regularmente o seu dentista para agendar limpezas profissionais.

Seu consumo deve ser feito com moderação e o indicado é que se tome o chá de aroeira por, no máximo, 15 dias, reavaliando se está fazendo efeito ou não.

Entre elas estão: Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade.