Quando o carcinoma é maligno?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Carcinoma são tumores malignos que se iniciam na pele ou nos tecidos que revestem ou cobrem os órgãos internos. Trata-se do tipo mais comum de câncer e o que mais atinge pessoas ao redor do mundo.

Se você tem uma lesão suspeita para um carcinoma escamocelular da face, ela deve ser tratada o quanto antes. Seu perigo maior é que ele cresça a ponto de destruir estruturas importante do rosto, ou que se espalhe pelo pescoço e torne o controle da doença mais difícil.

Câncer de pâncreas, de vesícula biliar, de esôfago, de fígado, de pulmão e de cérebro são os mais letais — ou seja, poucas pessoas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico do tumor maligno.

Os carcinomas são tumores que se originam de células da pele, enquanto o melanoma é um tumor que tem origem a partir dos melanócitos (células produtoras de melanina), que são substâncias responsáveis pela pigmentação da pele.

Sim. Todos os tipos de câncer de pele, incluindo o carcinoma de Merkel e o melanoma, podem ter grandes chances de cura se diagnosticados em sua fase inicial. No caso do carcinoma basocelular, a doença raramente se espalha pelo corpo.

Introdução. O carcinoma é o tipo de câncer mais comum nos seres humanos, podendo surgir em praticamente todos os tecidos do nosso corpo. Chamamos de carcinoma o câncer que se origina de um tecido epitelial, ou seja, o tecido que recobre nossa pele e a maioria dos nossos órgãos.

A maior gravidade do carcinoma epidermoide se deve à possibilidade de apresentar metástase. Esse é o mais raro, mas mais grave, uma vez que tem mais chances de se disseminar pelo resto do corpo. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, em forma de manchas, pintas ou sinais.

Em geral, há três graus de agressividade: 1 (bem diferenciado), 2 (moderadamente diferenciado) e 3 (pouco diferenciado). Quanto maior o grau, mais rápido é o crescimento desse tumor e mais perigo pode oferecer ao paciente se não for iniciado o tratamento.

O problema
Os tipos de câncer mais comuns são: pulmão (2,09 milhões de casos) mama (2,09 milhões de casos) colorretal (1,8 milhão de casos)

Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.

Benignos: as células crescem lentamente, não invadem outros tecidos e não provocam metástase. O tratamento consiste na remoção do tumor através de cirurgia; Malignos: as células multiplicam rapidamente, podem invadir outros tecidos, podem causar metástase. Os tumores malignos são chamados de câncer.