Quanto tempo vive uma pessoa com câncer no estômago avançado?

Perguntado por: elacerda6 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 2 votos

“A maioria dos pacientes chegam em estágio avançado, em média, a sobrevida é em torno de 20 a 25%. O resultado não é bom”, avalia. Não há sintomas certeiros.

Taxa de Sobrevida para Câncer de Estômago

Estágio SEERTaxa de Sobrevida em 5 anos
Localizado69%
Regional31%
À distância5%
Todos os estágios SEER combinados32%

À medida que as células malignas se desenvolvem, o tumor pode desenvolver algumas complicações: O tumor pode invadir profundamente a parede do estômago, a partir da mucosa. Com o tempo, pode atravessar a parede do estômago e invadir órgãos próximos, como o pâncreas ou o fígado.

Quando o tumor é avançado, mas não existem metástases, o oncologista clínico, realizará quimioterapia pré-operatória para diminuir o câncer e poder posteriormente operá-lo. Se o número de linfonodos for insuficiente, o oncologista poderá encaminhar o paciente para realizar radioterapia e quimioterapia pós-operatório.

O linfoma é o segundo tipo de câncer gástrico que mais faz vítimas. Entretanto, seu número é bem inferior comparado ao adenocarcinoma, correspondendo apenas entre 3% a 4% dos casos.

Dor abdominal constante
Para que se perceba que essa dor pode indicar a presença do câncer de estômago, deve-se observar sua intensidade e constância, causando uma dor persistente especialmente na região acima do umbigo.

Náuseas. Vômitos, com ou sem sangue. Inchaço ou acúmulo de líquido no abdome. Sangue nas fezes.

Certos tipos de câncer, como de ovário, pâncreas e estômago, geralmente podem causar perda de apetite, por afetarem o metabolismo. A perda de peso relacionada ao câncer pode ser grave porque a pessoa também perde massa muscular. A perda de apetite também ocorre em 80% a 90% das pessoas com câncer avançado.

O câncer de estômago, em geral, tem desenvolvimento lento, mas raramente causa sintomas. É mais comum em homens acima dos 60 anos. Quando apresenta sinais, os principais são perda de peso e apetite, além de fadiga. O câncer de estômago costuma ter desenvolvimento lento e raramente causa sintomas.

As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores. Esse processo, conhecido como metástase, causa problemas sérios e, por isso, é muito importante que seja detectado e tratado o mais cedo possível.

De acordo com França, o câncer de pâncreas é um tumor que cresce rapidamente e de forma silenciosa, dificultando sua detecção e as chances de cura. Sem tratamento, ele tende a se espalhar por outras partes do corpo, causando a chamada metástase.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

Estágio IV
Esse é o estágio mais grave e com mínimas chances de cura. No estágio IV, o câncer já se espalhou para outros órgãos, afetou os linfonodos e atingiu profundamente os tecidos adjacentes. É conhecido como o grau avançado ou metastático da doença.

Estádio IV
É o estágio mais avançado na classificação numérica. O câncer já sofreu metástase, ou seja, espalhou para outras partes do corpo, além daquela em que surgiu. Sem esquecer que também atingiu os linfonodos e os tecidos próximos.