Tem albumina no ovo?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Também é muito conhecida como a proteína da clara do ovo, já que pode ser encontrada em grandes quantidades no alimento. A albumina é essencial para a saúde sanguínea, por isso, na medicina, geralmente indica-se para pacientes em estado grave, uma vez que ajuda na recuperação da pressão coloidosmótica plasmática.

A grande maioria se encontra na clara, a parte branca do ovo, sendo que a albumina representa cerca de 50% destas proteínas.

O ovo de galinha pesa cerca de 50g e contém cerca de 35g de clara e 15g de gema.

Na clara do ovo encontra-se em maior proporção, do que na gema, uma proteína chamada albumina e esta proteína é formada por todos estes aminoácidos essenciais.

No peito de frango, em peixes como o salmão, atum e sardinha. Peito de peru também é uma ótima fonte de proteínas, o camarão, filé de tilápia. Já em alimentos de origem vegetal a albumina pode ser encontrada na aveia, na pasta de amendoim, ervilha, amêndoas, brócolis, na soja, quinoa, na semente de chia.

O motivo para isso é que o fígado é o órgão responsável pela produção da proteína. Além disso, a falta de albumina no corpo pode causar edemas (inchaço por excesso de retenção de líquido), como o edema pulmonar. Sendo assim, a deficiência de albumina pode causar graves problemas para a saúde, inclusive doenças renais.

A albumina também tem função importante na regulação do pH sanguíneo, atuando como ânion. A concentração de albumina é afetada pelo funcionamento hepático, pela disponibilidade de proteínas na dieta, pelo equilíbrio hidro-eletrolítico e por perdas da proteína em algumas doenças.

Se for para tomar as claras de ovo cruas, é melhor ficar com albumina mesmo, pois vai valer muito mais a pena e você vai desperdiçar menos dinheiro.

Nos tópicos anteriores, já mencionamos que albumina é também uma proteína contida no ovo. Ela fica, especificamente, na clara e corresponde a cerca de 54% de toda a proteína dessa parte.

A albumina é a proteína derivada de ovos, também popularmente chamada como clara de ovo em pó. Muito utilizada para melhorar o funcionamento metabólico, capaz de tornar os músculos mais saudáveis, e por isso é por vezes requisitada por atletas.

De acordo com o Instituto Ovos Brasil, incluir ovos em nossa alimentação diária pode contribuir para aumentar a imunidade e reduzir o risco de contrair doenças sazonais, como o resfriado. Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.