Quais alimentos tem mais glifosato?

Perguntado por: mzaganelli . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 17 votos

revelaram concentrações alarmantes de glifosato em muitos alimentos populares. Salgadinhos Doritos, da Pepsico, flocos de milho da Kellogg's e biscoito Oreo, da Kraft Foods, obtiveram resultados entre 289,47 e 1.125,3 partes por bilhão (ppb).

Lave-os com água morna
O primeiro método de como tirar pesticidas dos alimentos é simples: lave-os em água morna por um minuto ou mais. Isso, além de higienizar os produtos de possíveis sujeiras, também ajuda na remoção de resíduos de pesticidas.

Na lista de alimentos mais contaminados estão: pimentão (91,8%), morango (63,4%), pepino (57,4%), alface (54,2%), cenoura (49,6%), abacaxi (32,8%), beterraba (32,6%) e mamão (30,4%).

As concentrações mais altas de glifosato e seu metabólito, o ácido aminometilfosfônico (AMPA), tem sido encontradas em folhagens novas. A aplicação de glifosato pode resultar na presença de resíduos tanto na colheita quanto em animais usados na alimentação humana.

Como ocorreu em anos anteriores, o pimentão foi o campeão de problemas. Em cada 10, oito tinham agrotóxicos proibidos ou acima do permitido. A novidade nesta edição do relatório foi o segundo lugar para a goiaba, que teve 42% das amostras testadas com doses acima do recomendado ou agrotóxicos proibidos.

Ressaltamos que não há herbicida registrado como dessecante com o ingrediente ativo glifosato, logo, o uso de produtos com este ingrediente estão proibidos e podem resultar em destruição de lavouras, inutilização do feijão colhido e multa.

O glifosato é apontado como causador de doenças neurodegenerativas, induz efeitos cardiovasculares e hepáticos, cancerígeno, e provoca distúrbios reprodutivos e infertilidade (STACHIW, 2019; TELEKEN, 2018).

Em um recente estudo realizado pela ANVISA, a abobrinha foi listada como o alimento com a maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.

quase todo o nutriente que produz, é restituído e processo dispensa o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. O manejo natural da banana torna o fruto uma das culturas mais fácil de ser adaptada para o sistema orgânico.

A análise de cromatografia iônica (CI) é uma alternativa técnica que vem contribuir para quantificação do herbicida glifosato e seu metabólito ácido amino metil fosfônico (AMPA) em água de consumo humano por ser rápida de preparo (filtrar e injetar), alta seletividade, boa precisão e exatidão.

A remoção do glifosato da água pode ser realizada por meio do uso do carvão ativado como um adsorvente, segundo estudos ele é um adsorvente comum, muito utilizado no tratamento de água.

Com isso, uma nova molécula chama a atenção do mercado como alternativa ao herbicida mais usado no mundo, destaca o portal especializado AgroPages. Trata-se do L-glufosinato, que é apontado por especialistas como o “próximo produto líder”.

Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos.