O que pode causar a Microcitose?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4 / 5 2 votos

A microcitose está relacionada com deficiência no ferro e com doenças genéticas que afetam a hemoglobina no sangue. A deficiência de ferro foi identificada como sendo uma característica de alguns tipos de câncer, especialmente do câncer colorretal.

Algumas das condições patológicas em que a microcitose ocorre são:

  • Anemia ferropriva. A anemia ferropriva é o tipo mais comum de anemia , chamada anemia hipocrômica microcítica. ...
  • Anemias das doenças crônicas. ...
  • Talassemias. ...
  • Anemias sideroblásticas. ...
  • Atransferrinemia. ...
  • Deficiência de ferroquelatase.

A ligeira microcitose e hipocromia observada pode ser tambem consequência de anemia de doença crônica pois a doença inflamatória que ela tem cursa com aumento de citocinas que induzem a produção de hepcidina , que por sua vez, aumenta a degradação da ferroportina.

Microcitose: Termo técnico usado para descrever as hemácias diminuídas de tamanho. Este termo deve ser usado quando o VCM estiver abaixo da referência! VCM abaixo de 80 fentolitros(adultos). Macrocitose: Termo técnico utilizado para as hemácias aumentadas de tamanho.

O médico hematologista é responsável, inclusive, pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do sangue.

Os sintomas usuais incluem astenia, cansaço, fraqueza, falta de ar e palpitações. No exame físico o achado mais característico é a palidez mucocutânea. A investigação laboratorial inicial consiste na realização dos seguintes exames: • Hematócrito, hemoglobina e contagem de eritrócitos para avaliar o grau de anemia.

O diagnóstico laboratorial das anemias microcíticas e hipocrômicas inicia-se com a avaliação do eritrograma, conforme mostra a tabela 5. O caso 1 exemplifica um eritrograma típico de anemia ferropriva, enquanto que o caso 2 exemplifica a anemia microcítica e hipocrômica de talassemia beta menor.

nome feminino
[ Medicina ] Afecção caracterizada pela presença no sangue de glóbulos vermelhos de dimensões inferiores à média.

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).

Macrocitose é um termo usado para descrever um aumento de volume dos glóbulos vermelhos, que ficam maiores que o normal. A macrocitose não é uma doença específica, mas pode indicar um problema subjacente que requer avaliação e cuidados médicos.

As causas da hipocromia são as anemias, em especial aquelas causadas pela carência do ferro (ferropênica). Outras anemias, como a talassemia, também podem cursar com hipocromia. Por isso, sua simples presença no hemograma não é capaz de fechar um diagnóstico da hipocromia, pelo menos não isoladamente.

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, palidez e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecções persistentes, febre, hematomas, sangramentos espontâneos, aumento do baço e fígado ou manchas vermelhas na pele, que podem ser característicos em diversas outras doenças.

A leucemia se caracteriza pela produção excessiva e inapropriada de leucócitos defeituosos, ultrapassando, normalmente em muito, os valores sanguíneos normais ou esperados para casos de infecção. Algumas leucemias podem se apresentar com mais de 100 mil leucócitos/ml.

Anemia aplástica
É uma doença rara e grave, que pode ser congênita ou desencadeada por fatores externos, como infecções, câncer e exposição à radioterapia e/ou quimioterapia. Os sintomas da anemia aplástica incluem manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramentos, palidez, cansaço e recorrência de infecções.