Porque eu acordo mais cansado do que quando fui dormir?

Perguntado por: tnogueira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Ao despertar, nossa atividade cerebral fica semelhante a esse estágio de sono profundo, ficando mais lentificada, o que pode dar a sensação de moleza, cansaço e até de estar levemente grogue.

Por que isso acontece?" Esse problema pode ter diversas causas. A mais comum é o que os especialistas chamam de cronoruptura, ou seja, a quebra do ritmo circadiano do corpo. Esse ciclo nada mais é do nosso relógio biológico, responsável por nos dizer quando devemos dormir ou acordar.

“De maneira geral, boa parte da população adulta precisa de 7 a 9h diárias de sono. No entanto, se dormir durante 6 horas e acordar disposto no dia seguinte, significa que houve um sono reparador”, afirma Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em Medicina do Sono.

Paralisia do sono se trata de um distúrbio caracterizado pela paralisia temporária do corpo humano e ela pode ocorrer em dois cenários. O primeiro, é quando o corpo entra em em estado inconsciente antes da mente, já o segundo, é quando a mente desperta durante o sono REM.

As causas mais freqüentes para esse problema geralmente não são graves, como estresse, ansiedade, depressão, uso excessivo de analgésicos, ressaca e até mesmo distúrbios, como a apneia do sono. A apneia, inclusive, pode fazer com que a pessoa acorde com sono porque, ao roncar, ela não consegue dormir direito.

Para te ajudar nesse processo, elencamos 10 dicas importantes da especialista:

  1. Tenha uma rotina do sono. ...
  2. Defina um horário para dormir. ...
  3. Evite comer alimentos pesados antes de dormir. ...
  4. Vença o modo soneca. ...
  5. Deixe a luz entrar. ...
  6. Faça exercício físico regularmente. ...
  7. Capriche no café da manhã

Muitas pessoas pensam que a falta de energia no corpo é algo normal, resultante da correria do dia a dia, mas não é bem assim. Ela pode ser um sinal de algum problema no organismo, e consequência de uma série de fatores, como má alimentação, noites mal dormidas ou, até mesmo, hipotireoidismo.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Harvard, a melhor hora para dormir seria entre as 22h e 23h, caso você esteja querendo evitar problemas cardíacos — o estudo, inclusive, diz que dormir mais cedo do que isso não parece ser benéfico.

Um estudo publicado pela revista científica European Heart Journal-Digital Health e pela Universidade de Harvard revelou que as pessoas que vão dormir entre as 22 e as 23 horas dormem melhor e podem ter menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que o fazem mais cedo ou mais tarde.

Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.