Como desinchar a barriga ascite?

Perguntado por: imoreira3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 18 votos

O melhor meio de retirar o excesso de líquido do abdômen é através de um procedimento chamado paracentese, que consiste na introdução de uma agulha ligada a uma bolsa coletora para drenagem do líquido ascítico. A paracentese é um procedimento simples, realizado com anestesia local e praticamente indolor.

O tratamento para ascite dependerá da sua causa. Na maior parte dos pacientes, a causa mais comum é a cirrose com hipertensão portal. Um dos valores para se reconhecer esta causa, é o uso de diuréticos e abstenção de sal, que costuma ser eficiente em pacientes com este tipo de ascite.

Quando indicado o uso de diuréticos, a primeira escolha deve recair sobre os poupadores de potássio (espironolactona) em doses iniciais de 50 a 100 mg, que podem ser aumentadas progressivamente, de acordo com a resposta do paciente.

Deve-se evitar alimentos naturalmente salgados como enlatados, embutidos ou conservados com sal. Pacientes fazendo uso de diuréticos devem registrar seu peso rotineiramente e informar imediatamente seu médico se apresentarem febre, confusão mental ou desorientação e piora da ascite.

Pacientes com ascite decorrente da cirrose hepática necessitam fazer restrição da ingestão de sal (sódio) na dieta, pois uma ingesta maior que 2 gramas ao dia acaba impedindo a eliminação do líquido retido.

De qualquer forma, para a condição de barriga d'água, o líquido deverá ser removido para alívio dos sintomas. O uso de diurético, uma dieta com pouco sal e a restrição de bebidas alcoólicas são alguns pontos do tratamento. Também pode ser necessária a cirurgia.

Apesar de soar contraditório, cortar a hidratação de quem sofre com ascite na tentativa de diminuir o tamanho da popularmente chamada barriga d'água pode dificultar o controle dessa condição, além de trazer prejuízo para o funcionamento dos rins.

Nos pacientes sem disfunção renal, pode-se retirar até 5 litros de liquido sem necessidade de reposição de albumina. Nos pacientes com disfunção renal ou quando a retirada for maior que 5 litros, deve-se administrar albumina humana endovenosa na dose de 6-8 g de albumina para cada litro de líquido ascítico drenado.

O tratamento é com cefotaxima ou outro antibiótico. (Ver também Ascite. Sua causa mais comum é a hipertensão portal.

4 chás usados popularmente para reduzir a retenção de líquido

  • Chá de salsinha.
  • Chá de dente-de-leão.
  • Chá de cavalinha.
  • Chá de hibisco.
  • Observação:

A refratariedade da ascite está associada a um mau prognóstico, com uma sobrevida média de cerca de seis meses. Portanto, se um paciente com ascite refratária ainda não foi considerado para transplante hepático, ele / ela deve ser imediatamente encaminhada para um centro de transplante.

Ascite quilosa (AQ) é condição rara, caracterizada pelo acúmulo de linfa na cavidade abdominal. Sua fisiopatologia é complexa e associa-se à desregulação do sistema linfático torácico ou abdominal,1,2 apesar de ser comumente atribuída à hipertensão portal relacionada à ruptura e/ou obstrução de ductos linfáticos.

Nos casos de ascite muito volumosa e aparente, o especialista pode recomendar o uso de diuréticos para aumentar a vontade do paciente urinar e, também, restrições na dieta para reduzir a ingestão de sal. Em caso de infecção, o médico poderá prescrever antibióticos.

Alimentos permitidos: Carnes e peixes de todos os tipos, vísceras, ovos, pão sem sal, queijo sem sal, leite, iogurte, requeijão, manteiga, massas, cereais, arroz, legumes, batatas, legumes, frutas, açúcar, mel, chocolate, cacau, refrigerantes ...

Na cirrose hepática, com o avançar da hipertensão portal, há a ocorrência de um estado de hiperaldosteronismo, que resulta no aumento da reabsorção de Na no túbulo coletor. Essa consequência fisiopatológica reveste de importância o uso da espironolactona, que dificultará a reabsorção do sódio nesse local.

A caminhada é uma excelente opção.