O que é astenia é adinamia?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A fraqueza muscular, também conhecida como adinamia ou astenia, é comum após a realização de um grande esforço físico. Por exemplo, após participar numa maratona ou realizar exercício no ginásio em excesso, ou após a repetição da mesma tarefa/ação durante muito tempo, entre outras causas.

A astenia muscular (orgânica) pode ser sintoma de algumas doenças sérias, como a diabetes, a anemia, a esclerose múltipla, entre outras. a astenia é a falta de força do organismo, ou seja, o indivíduo neste estado se sente sem estímulo, vontade e disposição para desempenhar qualquer tipo de movimento físico ou mental.

Significado de astênico
Que se pode referir à astenia. Acometido por astenia (sentimentos mórbidos ou depressivos). Indivíduo que sofre de astenia.

Astenia (ou debilidade) – consiste em uma sensação de cansaço ou exaustão na ausência de força muscular; Fraqueza muscular – é um sintoma sem motivos aparentes, que caracteriza diversas condições de saúde e pode surgir por variadas causas.

Normalmente, a fadiga deveria ser apenas uma imitação, a curto prazo, das atividades físicas ou intelectuais. Mas, em alguns momentos, a fadiga pode representar uma doença: quando não melhora mesmo após o repouso. Os médicos às vezes chamam esse tipo de fadiga de “astenia”.

ARCALION® é indicado no tratamento das astenias físicas, psíquicas e intelectuais e na reabilitação de pacientes coronarianos. Em casos confirmados de depressão, este medicamento não elimina a necessidade de um tratamento antidepressivo específico.

Ainda assim, muitos médicos recomendam estes exames: Hemograma completo (HC) Ferritina. Velocidade de hemossedimentação (velocidade de hemossedimentação)

Significado de Astênico
adjetivo Que se pode referir à astenia. Acometido por astenia (sentimentos mórbidos ou depressivos). substantivo masculino Indivíduo que sofre de astenia. Etimologia (origem da palavra astênico).

Ou seja, o paciente sente-se persistentemente cansado sem uma causa aparente, independente da quantidade de repouso que realize. Embora na maioria dos casos a causa seja desconhecida, fatores estressantes orgânicos (infecções) ou psicológicos podem desencadear o início dos sintomas.

O cansaço excessivo pode indicar, além de falta de tempo para descansar, algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Nesse caso, o paciente se sente sempre cansado e não tem forças para realizar seu trabalho com excelência.

“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr. Gutemberg Santos, neurologista do Centro Médico do Hospital São Lucas Copacabana​.

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).