Qual o tipo de açúcar menos prejudicial à saúde?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 20 votos

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

Não existe um açúcar “mais saudável”, pois todos os tipos de açúcar podem ser prejudiciais se consumidos em excesso. O ideal é optar por alternativas menos processadas e com menor índice glicêmico, como o açúcar demerara, mascavo ou de coco, e consumi-los com moderação.

Alimentos como mel e açúcar de coco, e adoçantes como Stevia e Xilitol são algumas das alternativas naturais de substituir o açúcar branco para ajudar na perda de peso e melhorar a saúde, favorecendo a prevenção e o controle de doenças como diabetes, colesterol alto e obesidade.

Uma boa escolha para quem procura por produtos mais benéficos é o açúcar orgânico que se destaca pela sua quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais. Durante o processo de produção do melaço, as quantidades naturais de frutose, glucose e sacarose são mantidas, deixando ele mais natural e muito mais nutritivo.

Diabéticos podem consumir açúcar, desde que de forma consciente e moderada. Optar por açúcares mais saudáveis, como o açúcar de coco, a stevia e o eritritol, é uma excelente opção para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Alternativas (mais) saudáveis ao açúcar

  1. Fruta. Substituir o açúcar por uma peça de fruta pode ser o truque mais simples e saudável para adoçar as nossas refeições, assim como reforçar o seu interesse do ponto de vista nutricional. ...
  2. Especiarias. As especiarias dão mais sabor à nossa comida. ...
  3. Mel. ...
  4. Xarope de agave. ...
  5. Stevia.

Para aqueles que não são diabéticos e apenas desejam emagrecer, caso não gostem do sabor do adoçante, prefira o açúcar mascavo, é bem mais saudável, mas fique atento no que diz respeito a quantidade.

Stevia: Tem doçura 300 vezes maior que o açúcar e pode ir ao fogo. Extraído da planta Stevia rebaudiana, planta nativa da América do Sul, comum na região Sul do Brasil. Tem sabor um pouco amargo, que muitas vezes limita o uso. Está entre os melhores para a saúde.

Os substitutos do açúcar com café explicados
No mercado brasileiro, há uma série de opções de adoçantes artificiais e naturais, além do mel, açúcar mascavo e outros. Os líderes do mercado são stévia, eritritol, maltodextrina, sacarose, ciclamato de sódio (sacarina), frutose e sucralose.

Qual o açúcar mais saudável? Se você ainda não consegue se imaginar vivendo sem açúcar, mas está procurando opções mais saudáveis, o mascavo orgânico é a melhor pedida. Por ser menos refinado que o açúcar demerara, ele preserva os nutrientes da cana-de-açúcar, como as vitaminas A e B, ferro, potássio e magnésio.

O açúcar demerara é considerado uma opção mais saudável em comparação ao açúcar refinado, pois é menos processado e mantém alguns nutrientes.

O açúcar de coco e adoçantes naturais como Stevia e Xilitol são algumas alternativas naturais que podem ser substituídas para contribuir com a perda de peso e melhorar a saúde, além de prevenir e controlar doenças como diabetes, colesterol alto e obesidade.

O adoçante stevia é aprovado pelo ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético), não causando hiperglicemia e hipoglicemia. Também ajuda na redução dos níveis de açúcar em diabéticos, melhorando a sensibilidade à insulina.

Portanto, a pessoa com diabetes, deve evitar também o uso do açúcar mascavo e demerara, precisa ter os mesmos cuidados com os dois tipos de açúcar, e buscar sempre reduzir a carga ingerida, como já faz com o refinado. Entretanto, se não puder evitar, de preferência ao mascavo ou demerara.

Quem tem diabetes pode usar açúcar demerara? Ainda que seja considerado uma opção mais saudável, o demerara contém sacarose, componente que deve ser altamente evitado por quem possui excesso de peso ou diabetes.