Como fritar o pastel sem abrir?

Perguntado por: llopes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Cuidado com a temperatura do óleo! A temperatura do óleo é um fator fundamental que colabora para um pastel crocante e bem fritinho. Se o óleo estiver de morno para quase frio, certamente seu pastel irá abrir e encharcar todinho. A recomendação é de que a temperatura esteja entre 180º a 200º.

O descanso da massa é essencial para que os pastéis não abram na hora de fritar. Repita com a outra metade da massa. Após o descanso da massa, pode montar os pastéis com o recheio de sua preferência e fritar. Veja o passo a passo do pastel de carne e do pastel de banana.

A forma correta de fritar salgados congelados é retirá-los do freezer cerca de dez minutos antes da fritura para que eles “derretam” um pouco, perdendo aqueles floquinhos de gelo, mas sem descongelar por completo. Após esse tempo, você já poderá fritá-los.

Aguarde o óleo atingir sua temperatura ideal em uma fritadeira ou panela com profundidade adequada. Com um pastel bem feito, bem fechado e com a quantidade certa de recheio, coloque no óleo. Tenha atenção, pois a massa do pastel frita bem rápido e pode queimar logo.

Para não encharcar Se o óleo estiver frio, a massa não borbulha nem faz barulho e encharca; se estiver quente demais, faz bolhas demais e torra logo. Para quem tiver termômetro, o ideal é cerca de 180°C. Quanto mais óleo, melhor Com 1 litro, frita-se um pastel grande como o da feira por vez.

Se você não misturou muito bem os ingredientes até ter uma massa homogênea, ela pode abrir durante a fritura porque acaba rachando. Por isso, se você não quer que a massa crie uma crosta na superfície e exploda, amasse e bata bem todos os ingredientes.

A temperatura do óleo é um fator fundamental que colabora para um pastel crocante e bem fritinho. Se o óleo estiver de morno para quase frio, certamente seu pastel irá abrir e encharcar todinho. A recomendação é de que a temperatura esteja entre 180º a 200º.

A temperatura incorreta do óleo também pode ocasionar as explosões. Colocar o salgado para fritar em um óleo que esteja frio poderá encharcar o seu produto e fritar em um óleo que esteja muito quente poderá ocasionar a explosão dos salgados.

Enquanto os fecha, inclusive no apertar do garfo, pode manter o plástico. Facilita o manuseio.

A temperatura ideal para fritura é 180° C . Se o óleo estiver frio, o alimento não fica crocante. Se estiver muito quente, acaba queimando o exterior antes de ficar pronto por dentro. Na falta de um termômetro, uma dica infalível é jogar um palito de fósforo no óleo quente.

Dica 1: o segredo para deixar o pastel crocante e sequinho está no óleo utilizado. O ideal é que o óleo seja novo e não usado. Diferentemente do que muitos pensam, a temperatura da gordura não pode ser quase queimando. Quando atingir uma alta temperatura, já é o suficiente para você fritar os pastéis em imersão.

Ferro fundido
A cumbuca e o caldeirão são os melhores tipos de panela para fritar alimentos, pois o formato mais arredondado e espaçoso permite uma melhor qualidade da fritura.

O melhor é não usar o óleo novamente depois de um período de seis horas e evitar fritar um alimento na gordura que já foi utilizada em outro preparo. Nada de fazer o bife à milanesa no óleo do pastel, por exemplo.

Coloque o óleo na panela, leve ao fogo e, depois de alguns minutos, coloque um pedaço de pão: se ele afundar, sinal de que o óleo ainda não está quente o suficiente. Porém, se ele subir para a superfície rapidamente e dourar em menos de 1 minuto, então o óleo já estará aquecido para preparar a fritura.