Como trabalhar o caso do bolinho na educação infantil?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Podemos explorar a contação da história, com perguntas que estimulem as crianças a lembrarem e a narrarem alguns fatos, por exemplo: Como o bolinho foi feito pela vovó? Como o bolinho conseguiu fugir da casa vovó? O que aconteceu com o bolinho depois que ele fugiu da casa da vovó?

A atividade teve como objetivo estimular várias emoções através da leitura e da música e várias sensações através do manuseio da massinha.

METODOLOGIA
Enquanto se conta, são feitas perguntas sobre o enredo, personagens e as características do cenário. Depois da contação, pergunta- se quem quer recontar a história para os colegas. A análise de dados é realizada através de fotografias e anotações que são feitas durante a realização da atividade.

Essa prática é muito importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social na criança, melhorando suas capacidades de comunicação. Diferente da leitura comum, a contação de histórias permite improviso e interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso.

Por meio dela, as crianças podem começar a desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem, criando empatia com os personagens. A contação de histórias desperta na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento.

O bolinho canta, mas a raposa, esperta, o cobre de lisonjas, diz-se meio surda, lhe pede para cantar mais de pertinho... e nhoc! É o fim do bolinho... Só por trazer um protagonista tão divertido — o bolinho re- dondinho —, a história já mereceria o interesse das crianças.

Tatiana Belinky
Começou a fazer teatro para crianças em 1948 - e não parou mais.

Como engajar os alunos na aula de História?

  1. 1- Proponha o uso de variadas fontes históricas.
  2. 2- Ensine a partir da data de aniversário dos alunos.
  3. 3- Utilize jogos de tabuleiro para reconstruir identidades esquecidas.
  4. 4- Promova uma competição de fantasias.
  5. 5- Utilize jogos de passatempo.

A habilidade EI02EF06 consiste em: Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

Curiosidade, imaginação e comunicação
A contação de histórias aumenta a vontade da criança de expressar e comunicar seus pensamentos e sentimentos.

Um fantoche, uma dobradura, uma simples pedrinha, enfim, qualquer coisa que lembre o personagem ou o local onde a história se passa, encanta a criança.

A contação de história pode ser um ato de libertação, se cada conto e reconto for momento de diálogo aberto e crítico com compromisso e responsabilidade de formação de um ser humano digno, fraterno e justo.