Porque o pão era sem fermento?

Perguntado por: ravila . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 8 votos

O pão sem fermento é o símbolo apropriado para o sacrifício perfeito de Jesus. No Velho Testamento, o fermento simbolizava a impureza que não poderia ser oferecida a Deus.

A Bíblia fala em pão ázimo, um tipo de pão assado sem fermento, feito somente com farinha e água. Na época, era comum que se misturassem o trigo moído com outros cereais, como aveia, cevada e centeio, o que houvesse disponível.

O uso do fermento era proibido durante a Páscoa, a festa em que os israelitas comemoravam a libertação da nação judaica da servidão egípcia (Êxodo 12:15). De fato, os israelitas não tinham permissão para incluir fermento nos sacrifícios feitos a Deus.

"O pão comido naquele período era algo integral, com uma mistura de farinhas de vários cereais, trigo, sorgo, espelta... Fermentado naturalmente, de forma lenta", conta o padeiro, em entrevista à BBC News Brasil.

Ao povo de Deus foi ordenado não comerem pão levedado, para que fosse lembrado que o fermento na massa faz aumentar o alimento, ou seja, é um crescimento forçado e não natural. Isso significa que o Altíssimo nos quer na total dependência dEle, sem fingimento, hipocrisia ou divisão.

O pão e a água representam a carne e o sangue Dele, que é o Pão da Vida e a Água Viva, 12 lembrando-nos de modo comovente do preço que Ele pagou para nos redimir. Quando o pão é partido, lembramos da carne ferida do Salvador.

Em 1850, o grande pesquisador Louis Pasteur descobriu que os minúsculos glóbulos eram plantas unicelulares (células do fermento), ele observou que estas células utilizavam substâncias para o meio (CO2). Então o fermento para panificação consiste em fungos unicelulares que pertencem ao grupo saccharomices cerevisae.

1Coríntios 5:6-8 NAA
Não é bom esse orgulho que vocês têm. Por acaso vocês não sabem que um pouco de fermento leveda toda a massa? Joguem fora o velho fermento, para que vocês sejam nova massa, como, de fato, já são, sem fermento.

Tido como sagrado pelo cristianismo, o pão é um alimento para o corpo e para a alma e sua história é quase tão antiga quanto a da humanidade. A ligação do homem com esse produto remonta há oito mil anos, desde a descoberta do trigo e do domínio do fogo.

O pão simboliza o corpo e o vinho simboliza o sangue de Cristo. Esses dois elementos aparecem na Última Ceia, momento em que Jesus e seus discípulos celebram a Páscoa judaica.

No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.

Não há dúvida de que o pão que Jesus usou na primeira Ceia do Senhor não era fermentado. Isto, por si só, é razão suficiente para se usar somente pão sem fermento na Ceia do Senhor, pois os verdadeiros discípulos de Cristo sempre procuram seguir seu exemplo e instrução (1 Coríntios 11:1; Colossenses 3:17).

Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas".