Qual o tempo ideal para comer antes do treino?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

30 minutos

Até 1 hora antes do treino: você pode consumir fontes de carboidrato adicionadas de fibras (pão integral com geléia, banana com aveia e mel, iogurte com chia, etc.). 30 minutos antes do treino: o recomendado é comer apenas uma fonte rápida de carboidrato como um suco natural ou uma fruta sem casca.

Não existe um horário específico para você se alimentar, contudo, a alimentação pré-treino deve ser realizada no mínimo meia hora antes dos exercícios. Mas vai depender da sua disponibilidade de tempo e dos alimentos pré-treino que você pretende comer.

Se você faz exercício duas ou três horas após essa refeição e sente que falta combustível para malhar, consuma uma fonte de energia rápida de uma hora a 30 minutos antes da atividade física: pode ser uma banana, um suco de laranja ou frutas secas, por exemplo.

O que evitar no pré-treino
Alimentos açucarados artificialmente, com alto índice glicêmico, podem causar um pico de energia rapidamente e, logo em seguida, reduzir o seu desempenho, provocando fadiga.

Treinar em jejum faz mal pra ganhar massa muscular? Sim, treinar em jejum atrapalha a hipertrofia. Sem energia, o treino pode não evoluir por conta justamente desse processo de consumo de combustível, que normalmente vêm dos carboidratos.

É melhor comer ovo antes ou depois do treino? O consumo de proteína, como o ovo, no pré- treino pode ser benéfico para quem busca ganho de massa muscular, já que o nutriente deve ser ingerido no decorrer do dia, de forma fracionada, para melhorar a síntese de massa magra.

Cafeína, termogênicos e outros suplementos pré-treino
Mas eles podem ser indicados em alguns casos, segundo Costa. “Se a pessoa treina pela manhã e se sente muito cansada, pode incluir a cafeína, seja em forma de café mesmo ou suplemento.

Suco de frutas
Muito práticos e de fácil digestão, sucos fornecem energia porque as frutas são ricas em frutose. Além disso, a combinação de fibras e vitaminas estimula os músculos e favorece a recuperação. LEIA TAMBÉM: Sabia que existe um melhor horário para fazer exercícios?

O horário mais indicado para se alimentar é cerca de uma hora antes do treino. Você pode comer frutas, pães ou biscoitos integrais, combinados com ovos, leite ou iogurte, por exemplo, para garantir o fornecimento de energia e fazer com que o organismo consuma açúcares durante o exercício.

Arrisco a dizer que a banana no pré-treino é sim uma escolha eficaz para comer antes de iniciar a sua prática esportiva! Isso porque esse alimento é de fácil acesso, e como a cultura brasileira gosta de alimentos práticos, é quase certeza que a fruta vai estar presente na sua casa.

Se você não resiste a uma boa xícara de café, saiba que a bebida pode fazer mais do que te deixar acordado antes da sua rotina de exercícios. Além de melhorar o desempenho na atividade física com uma onda de energia, ela também atua em outras frentes, contribuindo para turbinar o emagrecimento.

Combinação que traz, gordura, proteínas e carboidratos, com diferentes tempos de absorção, liberando energia gradual para a sessão de treinamento e causando saciedade. Frutas como: Banana, Mamão, Pêra, Kiwi, Manga e outras, podem ser excelentes para o pré treino.

No entanto, o leite também pode ser incluído no pré-treino, afinal há carboidratos nele também: a lactose.

Ou seja, segundo a ciência, não comer antes de treinar não faz diferença na perda de gordura, mas faz no treino em si, como mostra uma outra pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology. Segundo este e outros vários estudos, comer antes de treinar faz com que você tenha um desempenho melhor nos exercícios.

Carboidratos. Os carboidratos, como principal nutriente fonte de energia, podem ser consumidos antes do treino através dos suplementos à base de carboidratos. Existe no mercado diversos suplementos de carboidratos, como maltodextrina, palatinose, dextrose, D-ribose etc.