Pode tomar café com leite antes do treino?

Perguntado por: rrodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Pode tomar café antes de treinar? Não apenas é indicado tomar café antes do treino, como também é bom fazer isso. A cafeína, quando entra no sangue, age como estimulante, de modo que nesse contato ela se conecta aos receptores de adenosina do seu cérebro.

Indicação de pré-treino
Pão integral (carboidrato), ovos mexidos (proteína), castanhas (lipídios) e café com leite (termogênico + proteína).

O café com leite promove o ganho de massa muscular, porque o leite contém proteínas de alto valor biológico, que é um nutriente importante para estimular o crescimento dos músculos. Veja outros alimentos que ajudam a ganhar massa muscular .

O horário mais indicado para se alimentar é cerca de uma hora antes do treino. Você pode comer frutas, pães ou biscoitos integrais, combinados com ovos, leite ou iogurte, por exemplo, para garantir o fornecimento de energia e fazer com que o organismo consuma açúcares durante o exercício.

Apesar do leite ser uma boa fonte de proteína e ser muito consumido pelos praticantes de atividade física, é um alimento de digestão lenta que pode causar desconforto gástrico se consumido antes do treino. Em alguns casos, pode até causar sono e enjoo.

Como a glicose é a fonte de energia preferida para a maioria dos exercícios, uma refeição pré-treino deve incluir alimentos ricos em carboidratos e fáceis de digerir, como massas integrais, frutas, pão e barras energéticas (sem açúcar). O tipo de carboidrato que você escolher também é importante.

Porém, estudos e especialistas concordam que a bebida à base de cafeína tem um efeito termogênico e pode contribuir para aumentar o gasto de calorias em atividades aeróbicas, facilitando o plano de reduzir medidas.

Uma pesquisa do National Library of Medicine mostra que consumir café antes de treinar resulta em uma queima mais eficaz durante o treino. E isso continua por várias horas após o exercício, já que o metabolismo (a capacidade do organismo de realizar processos como queima de células de gordura) é acelerado.

O que comer no café da manhã pré-treino

  • Tapioca. A tapioca é um substituto menos calórico do pão e pode ser um carboidrato que também pode ser recheado com presunto, queijo, requeijão, geleias, pasta de amendoim, entre outros. ...
  • Iogurte com frutas. ...
  • Shake com whey protein. ...
  • Barra de cereal proteica. ...
  • Torrada integral com ovos.

Essa pesquisa reforça que a ingestão de leite por atletas, após o treino, tem o potencial de impactar beneficamente tanto a recuperação aguda quanto a adaptação crônica de treinamento.

Mas o que comer no pré-treino?

  1. Tubérculos e raízes: batata, batata doce, mandioquinha, inhame, arroz, aveia, macarrão integral e tapioca;
  2. Frutas: banana, abacate, mamão, morango e abacaxi;
  3. Proteínas: frango, peixe, ovos, derivados de leite e leguminosas.

leite desnatado

“Há dados que sugerem que o leite desnatado é tão eficaz quanto as bebidas esportivas disponíveis comercialmente e, possivelmente, até mais ao promover a recuperação após os exercícios de força e endurance”, destaca o artigo, publicado em maio de 2022 na revista científica Journal of International Society of Sports ...

Alimentos que dão energia para treinar

  • 5 alimentos que dão energia para treinar. ...
  • Banana. ...
  • Lanches leves. ...
  • Suco de frutas. ...
  • Grãos integrais. ...
  • Batata doce.

Com a mesma composição do leite líquido, seja ele integral, semidesnatado ou desnatado, ele tem uma vantagem: a duração é maior. Portanto, quem treina pode beber sim, dependendo do organismo da pessoa, e não necessita deixar de lado uma das atividades que mais gosta de fazer, seja com amigos ou família.

Por isso, deve evitar comer alimentos com alta concentração de açúcar, como doces industrializados, chocolate, balas, biscoitos, bolos, tortas, algumas barras de cereal, entre outros. A carne vermelha é um bom alimento para se consumir no pré-treino, porque fornece bastante energia devido à abundância de proteína.