Quando é bom tomar creatina?

Perguntado por: zcrespo . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

A creatina é um suplemento muito utilizado e ela pode ser tomada antes ou depois dos treinos. A creatina no pré-treino favorece mais a hipertrofia; já no pós-treino, ela passa a ajudar na recuperação do glicogênio muscular (mais interessante para quem treina mais de uma vez ao dia).

O ideal é que ela seja ingerida todos os dias da semana por um período contínuo para haver resultados positivos para o corpo. Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato.

Quais são os efeitos colaterais da creatina? Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarreia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com o organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.

Creatina é um composto de aminoácidos responsável por trazer diversos benefícios para o corpo humano. Estudos mostram que a creatina pode aumentar a massa muscular, força e desempenho no exercício, além de efeitos positivos em doenças neurológicas e outras doenças crônicas.

Segundo Alex Feitoza, a creatina demora cerca de três semanas contínuas para começar a fazer efeito na resistência e força. Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios normalmente aparecem entre a 6ª e a 8ª semana.

A maneira mais comum de consumir a creatina é diluída em água. Mas ela também pode ser misturada a outros suplementos ou líquidos de sua preferência quando está na forma de .

O cálculo para adequar a quantidade ideal de creatina para o seu caso é bem simples: em torno de 0,03 a 0,1g por kg de peso corporal. Para a maioria das pessoas isso ficaria em torno de 3 a 5g por dia.

O inchaço associado à creatina é causado pela retenção de água nas células musculares.

Em resumo, se você estiver procurando aumentar a sua força e energia, a creatina pode ser a melhor escolha para você. Por outro lado, se você estiver mais interessado em construir e manter a massa muscular magra e, além disso, melhorar a sua recuperação muscular após o treino, o whey pode ser a escolha ideal.

– Verdade: A creatina não aumenta a necessidade de ingestão hídrica, o indivíduo deve continuar ingerindo a mesma quantidade de uma pessoa “normal”, sugere-se consumir 35 ml a 50 ml/kg de peso ao dia. Ex: pessoa de 100 kg = 3.500 ml a 5.000 ml de água.

A principal função da creatina é fornecer maior força e potência nos exercícios, principalmente, aqueles de alta intensidade e alta duração. Então, por exemplo, se você tomar creatina e não treinar pode ser que ela cause ao seu organismo um inchaço.