Qual o peso ideal para começar a malhar?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Se você está começando a treinar agora, o ideal é escolher pesos de academia que pesam entre 2kg e 5kg, pois essa é a quantidade razoável de peso para as pessoas se exercitarem minimamente bem.

Escolha o peso de acordo com seu nível de força.
Comece com halteres bem leves, de 2 kg, até que consiga praticar cada exercício de forma correta. Aumente a carga de dois em dois conforme fica mais forte. Por exemplo: se começar com pesos de 2 kg e achar muito fácil, aumente a carga em mais 2 kg para chegar a 4.

É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses.

Suporta até 300 kg de anilhas, e possui 3 níveis de regulagem no suporte de pesos, 3 níveis de regulagem no encosto e 3 locais de alojamento de anilhas.

Para ganhar massa muscular
Para quem quer ganhar massa muscular, o recomendado é treinos com mais carga e menos repetições. Durante os movimentos, quanto mais força mais volume é gerado – mas lembre-se de encontrar a carga certa através de testes leves e rápidos para evitar lesões durante o treino.

Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)². Uma vez realizado o cálculo do IMC, podemos classificar os dados de acordo com os índices preestabelecidos pela OMS: Menor que 18,5 = abaixo do peso.

Supino: → 1,25 a 1,5x o Peso Corporal (113 – 136 kg para um atleta de 90 kg). Clean: → 1,25 a 1,5x o Peso Corporal (o mesmo do que o levantamento acima).

“De maneira geral, entre 6 e 8 semanas costuma ser o período em que mudanças físicas já ficam aparentes. Porém, quando falamos da força muscular, essa sim pode apresentar resultados mais rápidos, sendo observados bons aumentos antes de 4 semanas de treino para indivíduos sedentários”, aponta Guilherme.

Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo. Além desse sinal, é muito comum ouvir o relato de um maior inchaço na musculatura durante os treinos.

Sem o equilíbrio, indicadores como colesterol, pressão arterial, glicemia e triglicérides tendem a não ficar adequados e aumentam os riscos de doenças crônicas.

2. Abdominal crunch. Trabalha os músculos do core e define o abdômen.