É possível desmaiar de ansiedade?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

A pessoa ansiosa tem dificuldade para retomar o ritmo regular da respiração, ficando cada vez mais ansiosa por não conseguir respirar direito. Como não há necessidade para a oxigenação excessiva, esse sintoma provoca tontura, dor no peito, exaustão e sensação de desmaio.

Tonturas, fraqueza ou sensação de pernas fracas são produzidas pela resposta de ansiedade e favorecidas em muitos casos pela hiperventilação. Algumas pessoas que sofrem este medo, são hipotensas que sofreram desmaios no passado.

O tempo de duração de um desmaio varia entre 1 e 5 minutos.

Caso encontre a vítima já desmaiada, checar a respiração é a primeira providência a ser tomada. “Se estiver respirando normalmente, procure elevar suas pernas”, sugere Aguiar. “Isso aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça e ajuda a recobrar os sentidos”.

Algumas pessoas sentem vertigem ou tontura antes de desmaiar. Outras podem ter náusea, sudorese, visão turva ou em túnel, formigamento dos lábios ou pontas dos dedos, dor torácica ou palpitações. Com menor frequência, há pessoas que desmaiam repentinamente, sem nenhum sintoma.

Se você têm momentos de desmaios inexplicáveis ou desmaia várias vezes, deve procurar a ajuda de um médico.

Cérebro. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera no organismo um alto nível de adrenalina, responsável por desencadear os demais sintomas físicos.

Ficam frias, já que o sangue é direcionado para outras partes do corpo, fora das extremidades. Suor e tremores são causados pelo hiperestímulo do sistema nervoso. O aumento do fluxo sanguíneo na pele, mais especificamente para braços e pernas, pode dar a sensação de formigamento ou coceira.

O que pode causar um desmaio? Há diversos fatores que podem causar desmaios: ficar longos períodos sem comer, exposição demasiada ao sol, sofrer fortes emoções, estar em locais apertados e com pouco ar, cefaleia (dor de cabeça) e problemas no fluxo sanguíneo para o cérebro são uns dos principais causadores.

A médica também explicou que, geralmente, os desmaios possuem um “prenúncio”. Diferente do apresentador, pessoas que têm mal súbito costumam passar por sensações como tontura e notam o ambiente ao redor escurecer lentamente. Entre as principais causas do desmaio está a queda da pressão arterial.