Quais os tipos de aftas na boca?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.2 / 5 11 votos

Existem três formas de aftas, conhecidas clinicamente como estomatite aftosa : Estomatite aftosa menor : são feridas com menos de 1 centímetro de diâmetro. Se curam em cerca de 1 semana, sem deixar cicatrizes; Estomatite aftosa maior : são feridas com mais de 1 centímetro de diâmetro.

A maneira mais fácil de distinguir entre a afta e o herpes labial é pela localização. Se a lesão surgir dentro da boca, é provável que seja uma afta; se surgir fora da boca, provavelmente se trata de herpes labial.

A afta tem muitas semelhanças clínicas com o herpes, como a dor, a reincidência e o fato de estar associada ao estresse. Além disso, surge sempre no interior da cavidade oral (mucosa) e o herpes labial é na região perio oral, ou seja, nos lábios.

Tipos de estomatite

  1. Estomatite aftosa: uma afta, também conhecida como úlcera aftosa, é uma lesão única pálida ou amarela com um rebordo vermelho. ...
  2. Estomatite herpética: o herpes labial corresponde a pequenas bolhas cheias de líquido, associadas a dor e ardor, que aparecem nos lábios ou na zona circundante.

Recomendações em caso de afta
Se for muito difícil deglutir (comidas ou líquidos); Se tiver dor que não melhora com analgésicos comuns; Se as lesões durarem mais de três semanas; Se surgirem lesões nos lábios.

A sífilis, tanto a fase primária como a secundária, pode cursar com úlceras orais. Normalmente, as aftas são múltiplas e demoram a cicatrizar. O herpes labial apresenta-se como vesículas que podem virar pequenas úlceras após romperem-se. O aspecto não é muito parecido com afta, mas pode ser confundido por leigos.

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

A afta é uma ferida (lesão) que atinge o interior da boca, incluindo a mucosa da bochecha, o interior dos lábios, a língua, a gengiva e até mesmo a garganta e a úvula e que não envolve a participação de vírus, bactérias ou fungos. Essas lesões são arredondas e sua cor varia entre branca, amarela e vermelha.

Muita gente nem sabe o real motivo do aparecimento dessas feridas, mas, de acordo com dentistas e estomatologistas, elas podem estar relacionadas com a baixa imunidade, um trauma causado pela escovação bruta ou pelo aparelho ortodôntico desajustado, e até mesmo com a sua alimentação.

Sintomas de estomatite
Ter úlceras na boca, dentro dos lábios, bochechas ou na língua é um dos sinais mais evidentes da estomatite. Você provavelmente já teve ou viu alguém com lesões assim na boca, chamadas úlceras, geralmente associadas à baixa imunidade.