Qual fruta é boa para afta?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Veja alguns exemplos abaixo:

  • Carnes magras;
  • Fruta (como acerola, caju, goiaba, manga, morango, laranja e limão);
  • Leite (fresco ou em pó);
  • Queijos;
  • Iogurtes;
  • Ovos;
  • Vegetais (como brócolis, couve e couve-flor).

Alimentos que forneçam a quantidade necessária de vitaminas e sais minerais. Alimentos macios, como sopas de legumes e purés. Bebidas frias, como água e chás.

Entre as principais formas de tratar a afta estão:

  1. Água morna e sal. Realizar bochechos com uma solução de água morna e sal está entre as principais formas de cicatrizar a afta, uma vez que ajuda na desinfecção do local. ...
  2. Água com bicarbonato de sódio. ...
  3. Cravo-da-índia. ...
  4. Chá preto. ...
  5. Iogurte natural. ...
  6. Anti-inflamatórios.

Apesar de as profissionais desconhecerem comprovações científicas sobre a ação da cousa na prevenção de aftas, Vanessa indica o suco. “A couve tem ação anti-inflamatória, então realmente é indicada para quem tem aftas recorrentes”.

As opções incluem enxaguar a boca com uma solução de água salgada e bicarbonato de sódio; aplicar pedaços de gelo na afta e evitar alimentos ácidos ou condimentados até que ela desapareça; e escovar os dentes com cuidado para não agravar o tecido ao redor da bolha.

Frutas cítricas também podem irritar as aftas na boca
Embora sejam fontes de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo, as frutas cítricas, como limão, laranja e abacaxi, também devem ser evitadas por quem possui aftas na boca.

ibuprofeno, nimesulida, diclofenac

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

Recomendações em caso de afta
Se for muito difícil deglutir (comidas ou líquidos); Se tiver dor que não melhora com analgésicos comuns; Se as lesões durarem mais de três semanas; Se surgirem lesões nos lábios.

A odontologista Vivian Farfel afirma que as aftas pequenas geralmente não precisam de tratamento e desaparecerem em até 15 dias. Contudo, se houver muita dor é indicado fazer bochechos com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, assim como à aplicação de pomadas para uso oral com analgésicos.

De acordo com a nutricionista, embora na literatura científica não exista um alimento específico que vai causar afta, o recomendado é, se estiver com afta, evitar os alimentos muito quentes ou gelados, por piorarem a sensação de dor, e os alimentos ácidos, como limão, laranja, abacaxi, pimenta, café, chocolate e ...

Abacaxi, limão, laranja e acerola são, de fato, frutas que precisam de cuidado quando o assunto é saúde bucal. Isso porque elas podem aumentar o excesso de acidez na região, além de causarem desconforto em aftas já existentes.

“As aftas menores, de 3 a 10mm, cicatrizam entre 7 e 14 dias. As aftas maiores, entre 10 e 20mm, duram semanas”, afirma André. De acordo com o profissional, o processo evolutivo da afta precisa ser concluído para que ela cicatrize, sendo assim, elas não vão desaparecer de uma hora para outra.