Como diferenciar afta de DST?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

As aftas geralmente ocorrem em áreas moles dentro da boca. Embora as lesões do herpes também possam aparecer na língua, garganta ou gengivas, elas tendem a se formar na boca ou ao redor dela. O vírus do herpes simplex é o causador do herpes labial.

As aftas ocorrem dentro da boca, principalmente em mucosa, enquanto o herpes aparece no lado de fora da boca (por exemplo, no canto dos lábios). As aftas podem sumir e reaparecer, e também podem ser pequenas ou grandes, além de aparecer agrupadas ou isoladas.

A afta tem muitas semelhanças clínicas com o herpes, como a dor, a reincidência e o fato de estar associada ao estresse. Além disso, surge sempre no interior da cavidade oral (mucosa) e o herpes labial é na região perio oral, ou seja, nos lábios.

As aftas são pequenas úlceras que crescem a partir de uma infecção bacteriana e podem ocorrer sob a língua, dentro das bochechas ou lábios e na base das gengivas. Não é uma inflamação contagiosa, portanto não é transmitida de uma pessoa para outra.

“As aftas são dolorosas e normalmente desaparecem em até duas semanas. Já a lesão que pode indicar um diagnóstico mais grave não cicatriza nesse período e, na maioria dos casos, tende a piorar e aumentar de tamanho com o passar do tempo.

Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.

A sífilis, tanto a fase primária como a secundária, pode cursar com úlceras orais. Normalmente, as aftas são múltiplas e demoram a cicatrizar. O herpes labial apresenta-se como vesículas que podem virar pequenas úlceras após romperem-se. O aspecto não é muito parecido com afta, mas pode ser confundido por leigos.

A afta é uma ferida (lesão) que atinge o interior da boca, incluindo a mucosa da bochecha, o interior dos lábios, a língua, a gengiva e até mesmo a garganta e a úvula e que não envolve a participação de vírus, bactérias ou fungos. Essas lesões são arredondas e sua cor varia entre branca, amarela e vermelha.

Vale lembrar que as aftas na boca não são contagiosas! Uma pessoa que as possui pode compartilhar talheres, beijar e levar uma rotina normal, tendo em vista que não há o risco de transmitir as feridas para os outros.

A presença de machucados na boca facilita a contaminação por ISTs, tendo em vista que o simples contato da boca com a pele ou secreção infectada é o suficiente para transmitir a infecção. Se houver ferimentos na boca, ainda que pequenos, esse risco aumenta consideravelmente.

Muitas aftas na boca ao mesmo tempo, pode ser um mal sinal. Existem ocasiões em que o nosso organismo pode ser afetado por um vírus ou doença que gera diversas lesões dentro da cavidade bucal. Calma, pode ser também problemas mais simples e que podem ser resolvidos facilmente.

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção.