Qual o médico que cuida de soluço?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

Pela sua idade, e com boa saúde, não é normal ter soluços, e muito menos os engasgos, e nem cansaço para comer. Sugiro procurar especialista médico nas áreas de gastro e neurologia clínica,…

GQ Brasil: Qual especialidade buscar em casos de crises ou de soluços persistentes? Dr. Carlos Reginato: Clínico Geral ou Gastroenterologista, que é o médico do sistema digestivo.

O soluço pode sinalizar ansiedade, pânicos e até mesmo depressão. Na parte física, ele pode ser um sintoma de uma diabete mal controlada, problemas estomacais e respiratórios, causas neurológicas, cardiológicas, entre outras. Como também pode mostrar problemas em cirurgias e pós-operatórios.

Causas do soluço constante
No entanto, é importante fazer uma investigação da causa, porque em casos mais incomuns, a crise de soluço pode indicar doenças gastrointestinais, como esofagite e refluxo, e alterações no sistema respiratório, causadas por doenças como pneumonia.

cirurgião torácico

As doenças do diafragma, que correspondem a paralisias, hérnias e tumores basicamente, são objeto de trabalho do cirurgião torácico, que busca definir a causa e a melhor forma de tratamento.

Quando a crise é persistente, com duração de mais de 48 horas, ou até mesmo se o soluço não for constante, mas cause algum prejuízo ao paciente, é preciso procurar ajuda médica, para que seja investigada a causa do problema.

E quando além dos soluços prolongados por quase 2 dias, surgirem outros sintomas como perda rápida de peso e sensação de enfraquecimento e fadiga, aí o sinal de alerta para um possível câncer deve ser ligado em grau máximo.

Sim, pode ter relação. O soluço, eventualmente, é uma sequela do AVC quando a doença ocorre na região do tronco cerebral. Localizado no SNC (sistema nervoso central), o tronco cerebral é responsável pelo controle de diversas funções do nosso corpo, entre elas, a respiração.

Para os idosos, o soluço constante requer uma atenção ainda maior, já que pode estar relacionado a problemas mais graves. Algumas doenças que apresentam esse sintoma são: diabetes mal controlado, irritação de nervos relacionados ao diafragma e, em casos mais específicos, o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Soluços episódicos, por serem habituais e por cessarem espontaneamente, não necessitam de avaliação. No caso de soluços persistentes por mais de 48 horas, há necessidade de investigação de alguma causa que se apoia em doenças clínicas.