Como fazer o teste de TDAH?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

O Teste de TDAH Online de escala Adult Self-Report Scare (ASRS-18), é usado para identificar sinais de déficit de atenção e pode ser feito facilmente online. Serve como um indício de que a pessoa tenha transtornos relacionados.

Entre os sintomas mais comuns do transtorno estão a falta de atenção, a impulsividade e a hiperatividade. E ao contrário do que se pensa, o TDAH não afeta apenas crianças. Adultos e idosos também podem ter impactos ao longo da vida devido ao transtorno.

O médico que diagnostica TDAH pode ser um neurologista, neuropediatra ou psiquiatra. Mas até mesmo o pediatra pode contribuir com o diagnóstico e, na sequência, encaminhar para um especialista. O psiquiatra é o especialista que analisa e trata as condições que interferem nas funções psíquicas.

Os problemas da ansiedade envolve nervosismo e medo, enquanto os sintomas do TDAH estão principalmente relacionamos a concentração e foco. O paciente com ansiedade tem dificuldade de se concentrar em situações que deixam ansioso como: Medo. Apreensão.

O profissional que trata o TDAH pode ser um psiquiatra ou um neurologista. É importante que seja um profissional capacitado nessa área para que seja feito um diagnóstico correto.

Dificuldade de concentração, agitação, distração e atitudes impulsivas podem ser sinais de TDAH, o transtorno de deficit de atenção com hiperatividade.

Ele se caracteriza por uma série de sintomas como, de desatenção, de inquietude e de impulsividade. "O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como avoadas, 'vivendo no mundo da lua' e geralmente estabanadas.

Os três tipos de TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — são: hiperativo/impulsivo, desatento e misto/combinado. Cada um deles se caracteriza por um conjunto de sintomas comportamentais descritos no DSM-V — Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais.

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico. O tratamento inclui medicação com estimulantes, terapia comportamental e intervenções educacionais.

Estudos indicam que adolescentes e adultos com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) estão mais suscetíveis ao abuso ou dependência de álcool, nicotina e drogas ilícitas (Compulsão alimentar e vício por açúcar também podem ser considerados).

Quais são as causas do TDAH? Segundo estudos, a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro são a principal causa do TDAH.

Dentro dessa proporção, a amostra de crianças diagnosticadas com o TDAH é de 5 a 6% da população infantil. Além disso, uma informação importante é que 95% desses pacientes demonstram os sintomas até os primeiros 12 anos. Por outro lado, aproximadamente 60% podem mostrar alguma característica antes dos 7 anos.

Para isso, é preciso ter o cartão nacional de saúde, o laudo médico, que comprova a doença, e a receita médica. Se dirija a secretaria municipal ou estadual de saúde para fazer o requerimento do pedido.