Quais são os 3 P's da procrastinação?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Procrastinar, empurrar com a barriga, fazer a gestão abdominal das coisas, deixar para depois aquelas atividades que poderíamos fazer agora.

Como deixar de procrastinar em 4 passos

  1. 1 – Reconheça que está procrastinando. ...
  2. 2 – Comece a usar técnicas antiprocrastinação. ...
  3. 3 – Crie pequenos rituais. ...
  4. 4 – Aumente a sua motivação.

O procrastinador, cuja causa é psicológica, costuma adiar as tarefas por questões mentais, como transtornos de ansiedade. A falta de autoestima e segurança também é um problema que afeta a realização das atividades, uma vez que o indivíduo evita concluir algo para não ser avaliado pela entrega.

Como parar de procrastinar

  1. Descubra o que te motiva. Encontrar motivação é o primeiro passo para deixar a procrastinação de lado e dar o melhor para atingir seus objetivos de vida. ...
  2. Livre-se das distrações. ...
  3. Crie (e cumpra!) ...
  4. Divida metas em pequenas tarefas. ...
  5. Mensure seu tempo de estudos. ...
  6. Dê recompensas a si mesmo.

A procrastinação refere-se ao atraso desnecessário e irracional de uma tarefa ou tomada de decisão acompanhado de desconforto psicológico e emoções negativas, como culpa e insatisfação (Basco, 2010; Ellis & Knaus, 1977; Haghbin, McCaffrey, & Pychyl, 2012).

Assim como há diferentes tipos de causas por trás da procrastinação, há também mais de um tipo de procrastinador; confira quais são os principais:

  • – O sufocado. Imagine uma pessoa atolada de trabalho, que é difícil saber por onde começar. ...
  • – O perfeccionista. ...
  • – O (auto)sabotador. ...
  • – O otimista.

Aí está uma descrição bíblica de um procrastinador: diligentemente ocupado com coisas ao seu redor, enquanto aquilo que precisa ser feito fica parado. A menos que esteja fazendo o que Deus o chamou para fazer, você estará procrastinando.

Sim, existe remédio para combater estes hábitos tão incômodos da nossa vida. Não estamos falando do consumo de alimentos saudáveis, uso de medicamentos naturais ou não, apesar que em muitos casos há uma necessidade latente de seu uso, como forma de maximizar a produtividade e sanar alguma necessidade física da pessoa.

A nossa tomada de decisões, particularmente aquelas relacionadas à procrastinação, é em grande parte orquestrada pelo córtex pré-frontal, uma região do cérebro responsável por funções executivas, como planejamento, foco, impulsividade e tomada de decisão.

Segundo a neurociência, a procrastinação é uma decisão consciente e intencional do cérebro, que sempre prefere recompensas imediatas.

Como parar de procrastinar nos estudos?

  1. 1 – Estabeleça um cronograma. O primeiro passo para a procrastinação é não ter controle algum sobre o tempo. ...
  2. 2 – Deixe as redes sociais de lado. ...
  3. 3 – Invista em pequenas pausas. ...
  4. 4 – Tenha metas bem definidas. ...
  5. 5 – Trabalhe com um sistema de recompensas. ...
  6. 6 – Saiba o que te motiva.

Geralmente, a procrastinação surge devido à falta de gerenciamento do tempo e organização. Em muitos casos, também devido à falta de gestão emocional frente a emoções como medo de falhar e baixa autoestima, ocasionada por problemas de aprendizagem, insegurança etc.

Quando a procrastinação é sintoma de uma doença
A procrastinação pode mascarar problemas piores, como baixa autoestima ou até depressão. Nesse caso, a procrastinação é um sintoma de uma doença silenciosa e que pode gerar riscos de outras doenças físicas e emocionais.

O primeiro passo é diferenciar o sentimento da preguiça – que acontece quando há falta de vontade ou motivação para as atividades diárias, enquanto a procrastinação te faz colocar determinadas tarefas em detrimento de outras.