Quando a procrastinação é preocupante?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Embora adiar ocasionalmente uma tarefa não seja necessariamente problemático, a procrastinação crônica pode ter efeitos negativos preocupantes. Ela pode, por exemplo, levar ao aumento do estresse, perda de produtividade e queda na qualidade do trabalho.

A procrastinação tem influência direta na saúde e qualidade de vida. Isso ocorre porque, ao atrasar as atividades e não conseguir atender todas as demandas e compromissos, o indivíduo começa a se sentir mal, angustiado, sem energia e sobrecarregado.

A procrastinação refere-se ao atraso desnecessário e irracional de uma tarefa ou tomada de decisão acompanhado de desconforto psicológico e emoções negativas, como culpa e insatisfação (Basco, 2010; Ellis & Knaus, 1977; Haghbin, McCaffrey, & Pychyl, 2012).

Geralmente esse tipo de procrastinador não tem um prazo definido para realizar aquela tarefa, então ele pensa sempre em postergá-la para um momento futuro. Tudo se torna uma desculpa para ele ter deixado para amanhã. Ele acaba por não realizar nenhuma tarefa, sempre adiando para o outro dia.

Sim, existe remédio para combater estes hábitos tão incômodos da nossa vida. Não estamos falando do consumo de alimentos saudáveis, uso de medicamentos naturais ou não, apesar que em muitos casos há uma necessidade latente de seu uso, como forma de maximizar a produtividade e sanar alguma necessidade física da pessoa.

Embora pareça que eles procrastinam por má gestão do tempo, preguiça, stress ou desorganização, a procrastinação acontece por uma fragilidade na auto-regulação das emoções e do humor, um problema comum no TDAH.

O profissional mais indicado para esse tipo de tratamento seria o Psicólogo e em alguns casos você também precisará procurar um psiquiatra. Espero ter ajudado! Procrastinação está ligada ao desânimo em realizar tarefas, ir atrás de conquistas, etc...

O procrastinador, cuja causa é psicológica, costuma adiar as tarefas por questões mentais, como transtornos de ansiedade. A falta de autoestima e segurança também é um problema que afeta a realização das atividades, uma vez que o indivíduo evita concluir algo para não ser avaliado pela entrega.

Como deixar de procrastinar em 4 passos

  1. 1 – Reconheça que está procrastinando. ...
  2. 2 – Comece a usar técnicas antiprocrastinação. ...
  3. 3 – Crie pequenos rituais. ...
  4. 4 – Aumente a sua motivação.

Aí está uma descrição bíblica de um procrastinador: diligentemente ocupado com coisas ao seu redor, enquanto aquilo que precisa ser feito fica parado. A menos que esteja fazendo o que Deus o chamou para fazer, você estará procrastinando.

Procrastinação é o fenômeno que tem a capacidade de retirar a motivação, objetivo e foco de uma pessoa frente ao fazer de uma atividade. Você está lutando contra você mesmo? Precisa fazer algo no trabalho, na escola ou na faculdade e fica “empurrando com a barriga”?

Procrastinar consiste em atrasar ou adiar, sistematicamente, a realização de actividades relevantes. Sabia que existem diferentes tipos de Procrastinação? Nós, os psicólogos, diferenciamos a Procrastinação em duas categorias distintas, sobrepostas: a procrastinação de manutenção e a procrastinação de desenvolvimento.

Um estudo publicado na revista científica Social and Personality Psychology Compass defende que a procrastinação é causada por uma falha na auto-regulação e na regulação emocional. Isso significa que, quando há tarefas que nos causam mau humor, nós tendemos a tentar “consertar” o humor ao invés de realizar a tarefa.

5 dicas para vencer a procrastinação e alcançar seus objetivos

  1. Descubra qual é sua prioridade. Segundo Kim, identificar qual é a tarefa mais importante para você e dedicar seu tempo para realizá-la pode aumentar significativamente a eficácia do seu dia. ...
  2. Divida as tarefas. ...
  3. Diga não. ...
  4. Perdoe a si mesmo. ...
  5. Basta começar.

Como vencer a procrastinação?

  1. Crie uma lista de tarefas. ...
  2. Descubra o que te motiva. ...
  3. Livre-se das distrações. ...
  4. Recompense as suas conquistas. ...
  5. Foque no que é mais importante. ...
  6. Divida as grandes tarefas. ...
  7. Faça pausas regulares.