Quais são os efeitos da procrastinação?

Perguntado por: rmelo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Para além dos eventuais danos educacionais e profissionais, o ato de procrastinar tem o efeito de gerar frustração naquele que não cumpriu a promessa que fez para si mesmo, além da sensação de que não está aproveitando bem o seu tempo e deixando passar os seus projetos.

O hábito da procrastinação causa angústia e mal-estar constantes. A sensação de não conseguir atender a todas as demandas pode nos causar uma sensação de sobrecarga, gerando estresse e ansiedade. O estresse e a ansiedade, por sua vez, podem ocasionar uma baixa de imunidade e até depressão, comprometendo a sua saúde.

O procrastinador, cuja causa é psicológica, costuma adiar as tarefas por questões mentais, como transtornos de ansiedade. A falta de autoestima e segurança também é um problema que afeta a realização das atividades, uma vez que o indivíduo evita concluir algo para não ser avaliado pela entrega.

Sintomas de Procrastinação:

  • Não fazer as tarefas que precisam ser feitas.
  • Deixar sempre para fazer depois.
  • Sensação de que tem muitas coisas para fazer, mas não consegue concluir nada.
  • Sentimento de culpa por não fazer.
  • Sensação de alívio ao deixar para depois uma tarefa que deve ser feita agora.

A procrastinação refere-se ao atraso desnecessário e irracional de uma tarefa ou tomada de decisão acompanhado de desconforto psicológico e emoções negativas, como culpa e insatisfação (Basco, 2010; Ellis & Knaus, 1977; Haghbin, McCaffrey, & Pychyl, 2012).

O estudo revelou que o ato de procrastinar impacta na saúde mental, causando estresse e doenças como ansiedade e depressão, além de problemas físicos, como dores nas extremidades superiores. Nessa região do corpo, o ombro é uma das principais partes que sofrem com a tensão.

A procrastinação tem influência direta na saúde e qualidade de vida. Isso ocorre porque, ao atrasar as atividades e não conseguir atender todas as demandas e compromissos, o indivíduo começa a se sentir mal, angustiado, sem energia e sobrecarregado.

Crie uma lista de tarefas
Não saber exatamente o que você tem que fazer e quais são as suas prioridades no momento pode levar a procrastinação. Assim, criar uma lista de tarefas pode ser uma boa saída para evitar que tudo fique para depois. Nesse sentido, é possível fazer uma enumeração semanal e uma diária.

Como deixar de procrastinar em 4 passos

  1. 1 – Reconheça que está procrastinando. ...
  2. 2 – Comece a usar técnicas antiprocrastinação. ...
  3. 3 – Crie pequenos rituais. ...
  4. 4 – Aumente a sua motivação.

Assim como há diferentes tipos de causas por trás da procrastinação, há também mais de um tipo de procrastinador; confira quais são os principais:

  • – O sufocado. Imagine uma pessoa atolada de trabalho, que é difícil saber por onde começar. ...
  • – O perfeccionista. ...
  • – O (auto)sabotador. ...
  • – O otimista.