Como o marido deve amar a esposa?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Além do sustento material, é dever do homem tratar sua esposa com carinho, delicadeza e consideração, respeitando sempre seus sentimentos. Ou seja, é seu dever cuidar do lado emocional da sua companheira.

“Sejam atenciosos e bondosos na intimidade de sua vida conjugal. Que seus pensamentos e ações inspirem confiança. Que suas palavras sejam puras e seu tempo juntos, edificante. Não deixem que nada na vida tenha prioridade sobre sua esposa — trabalho, entretenimentos ou diversões.”

Cabe a ambos os cônjuges, obedecido o princípio da igualdade: Exercer a direção da sociedade conjugal (CC, artigos 1.567 e 1.570); Representar legalmente a família (CC, artigos 1.634, V e 1.690; Fixar o domicílio da família (CC, artigo 1.569 e 1.567, parágrafo único);

O homem deve amar a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo.

21 aSujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. 22 Vós, amulheres, bsujeitai-vos a vosso próprio marido, como ao Senhor; 23 Porque o marido aé a cabeça da mulher, como também Cristo, a bcabeça da cigreja; e ele é o salvador do corpo.

A reciprocidade e o respeito mútuo são elementos fundamentais para um casamento saudável e forte. Além disso é importante para o homem em um casamento, eles valorizam uma parceira que os tratam como iguais, reconhecendo e valorizando suas opiniões, contribuições e individualidade.

Um marido demostra respeito por sua mulher quando desliga o telefone ou a televisão, por exemplo, quando é chamado a conversar sobre um assunto importante para ela. E, ainda, quando presta a atenção em sua fala e é honesto em suas respostas.

O marido não deve permitir que a mãe controle sua vida depois que ele se casou. Esse não é o padrão bíblico. Em vez disso, Jesus ensinou que o marido e a esposa devem se tornar um quando se casam e que ninguém deve se colocar entre eles para os separar. O relacionamento conjugal torna-se a mais elevada prioridade.

Em Efésios 5.28, vemos que “quem ama a esposa, a si mesmo se ama.” Assim, quando o homem ama, zela e cuida da sua esposa, está amando, zelando e cuidando de si mesmo.

Vejamos algumas possibilidades que conduzem o amor ao fim: frustrações recorrentes, ódios não verbalizados, sentimentos de rejeição, mudanças de jeito de ser; projetos de vida desencontrados, traições não perdoadas, ciúme patológico, medo de se entregar e de confiar no outro, assim por diante.

Quem ama, CUIDA
E vai deixar bem claro que estará ao seu lado sempre. Você vai sentir muita segurança e a certeza de que sempre vai poder contar com ele em todos os momentos da sua vida, bons e ruins. Essa sensação só pode sentir quem realmente é amado!

“O cônjuge deve ser priorizado como adulto, como par e igual, com conversas profundas, longas e abrangentes sobre toda situação familiar”, enquanto os filhos devem receber um olhar de cuidado, suporte e orientação de acordo com as necessidades que apresentam, conforme sua faixa etária.

6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 7 Disseram-lhe eles: Então por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

O casamento envolve proximidade espiritual, emocional e física. No Velho Testamento, aprendemos: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). O marido e a mulher devem ser unidos em tudo o que for possível.