Como se sente uma pessoa com TDAH?

Perguntado por: esiqueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

A incapacidade básica de prestar atenção, típica do TDAH, costuma gerar uma gama de comportamentos “mal vistos” dentro de um relacionamento como parecer não ouvir o outro, não perceber os sentimentos do outro, não lembrar datas ou acontecimentos importantes do casal, não dividir as tarefas da casa e não se lembrar de ...

Existem duas razões principais que podem desencadear comportamentos agressivos em pessoas com TDAH. Há um grupo de pessoas com TDAH que têm mais dificuldade em conter comportamentos impulsivos e emoções mais fortes. Elas sentem os mesmos sentimentos que todos, mas essas emoções são vividas com mais intensidade.

Transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico.

Portanto, pessoas com esse transtorno podem ser tão criativas, obstinadas e empáticas quanto qualquer outra, desde que realizem o tratamento adequado ou em alguns casos, treinamentos que levem ao desenvolvimento de habilidades.

Pessoas com TDAH podem não ter muita autoconsciência, logo, podem ter dificuldade em perceber a impressão que estão transmitindo a outras pessoas ou como seu comportamento contribui para os problemas que estão vivendo em seus relacionamentos. Quem o diz é o psicólogo Russell A.

Além disso, adultos com TDAH devem limitar a ingestão de cafeína, especialmente se estiverem tomando medicamentos para TDAH. Por outro lado, crianças e adolescentes devem evitar chá, café e refrigerantes que tenham cafeína completamente.

Os que creem que portadores de TDAH são mais criativos, argumentam que, a falha na inibição do córtex pré-frontal, que causa a dispersão do pensamento, deixaria as mentes mais abertas a qualquer coisa, o que, se por um lado é bastante ruim, por outro lado proporcionaria mais condições aos 'insights'.

O TDAH na adolescência
Durante a adolescência o TDAH mostra o seu lado mais perigoso, pois é nesse período que o convívio social tende a ficar mais prejudicado. Uma situação vivenciada pelo adolescente com TDAH é o conflito corriqueiro com seus familiares, colegas de sala e professores.

O que para muitas pessoas pode parecer ser algo simples, como exemplo, prestar atenção em uma conversa e organizar as tarefas ao longo da semana, para um paciente com TDAH essas são tarefas muito complexas. Os pacientes têm grande dificuldade em prestar atenção em detalhes e em atividades que exigem organização.