Quanto tempo o álcool fica no corpo?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 8 votos

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Beba bastante água
Após a bebedeira, o mais recomendável é comer alimentos com pouca gordura e altos níveis de glicose, como frutas, verduras, pães, frango e peixe.

12 horas

A média de espera é de pelo menos 12 horas. No entanto, quando consumido em excesso, o intervalo deve ser maior, chegando a 24 horas. Isso ocorre porque, quanto maior a quantidade de álcool presente no organismo, maior a dificuldade do corpo de processar e absorver completamente.

Dirija apenas 24 horas depois de beber
Embora a metabolização completa do álcool aconteça em até 6 horas, não é recomendado dirigir no mesmo dia em que se bebe. Isto porque, mesmo depois de eliminado do organismo, o álcool provoca alguns efeitos adversos que podem atrapalhar a concentração no trânsito.

Água de coco
"A água de coco contém sais minerais como o potássio, o sódio e o magnésio, que são eliminados durante o consumo do álcool e, por isso, tomar água de coco, contribui para uma melhor hidratação de forma mais rápida e eficiente, evitando o processo de desidratação", explica a médica.

“Doutor, tomar café ou comer doce depois de beber corta o efeito do álcool?” Não, ingerir esses alimentos não corta o efeito. O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo.

O motorista não pode ingerir nenhuma lata de cerveja alcoólica se for dirigir. A tolerância é zero no etilômetro. Portanto, se consumir 1 lata, já será detectado no teste do etilômetro. O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de aproximadamente 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora.

Não há forma de acelerar o processo de eliminação do álcool no sangue. Beber água ou café, comer doces ou salgados, ou tomar remédios como aspirina não irá afetar a metabolização da substância: é recomendado beber água ou bebidas não alcoólicas entre doses para evitar a ressaca, de fato, ou para resolver a sede.

Antes da criação da Lei Seca, a ingestão de álcool permitida era de até 6 decigramas por litro de sangue, o que equivale a dois copos de cerveja, por exemplo. Quando foi sancionada, a Lei permitia 0,1 mg/l de álcool por litro de sangue, mas, atualmente, a tolerância é de 0,05 mg/l.

Quem se recusa a realizar o teste do bafômetro, exame clínico ou outro procedimento incorre em infração gravíssima, geram multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Em média, uma lata de cerveja (355 ml) contém 14 gramas de álcool, o que significa que duas latas de cerveja correspondem a 28 gramas de álcool por pessoa. O álcool é metabolizado a uma taxa média de 0,015 gramas por hora, o que significa que levam cerca de 2 horas para metabolizar 28 gramas de álcool.

Defesa administrativa e possibilidade de cancelamento da multa e da suspensão do direito de dirigir. Como vimos, a infração específica "por recusa ao teste de bafômetro" pode acarretar ao motorista duas penalidades: multa gravíssima, no valor de R$ 2.934,70, e suspensão da CNH por 12 meses.

“Como o álcool aumenta a diurese, é importante sempre se hidratar muito bem. Água, água de coco, sucos em geral. Além de frutas que têm bastante líquido, como melão e melancia — além de repousar”, disse Débora Poli, gastroenterologista do Hospital Sírio-Libanês.

A melhor forma de garantir que o sangue está sendo corretamente purificado consiste em beber 1 a 2 litros de água por dia, fazer uma alimentação equilibrada, com poucas gorduras e com bastantes frutas e vegetais, além de fazer exercício físico, pelo menos, 3 vezes por semana.

“O bicarbonato de sódio funciona para neutralizar as bebidas ácidas, mas como as bebidas destiladas não são ácidas, você não precisa se preocupar com esse efeito.

Curar ressaca: o que comer para ajudar seu corpo a se recuperar

  • Leite. É rico em cálcio e costuma aliviar a gastrite provocada pelo álcool. ...
  • Iogurte. Um iogurte natural também serve por ser rico em vitamina B5. ...
  • Aspargo. ...
  • Pão com bacon (!!!!!!) ...
  • Banana. ...
  • Ovo. ...
  • Atum. ...
  • Suco de laranja.