Por que comer leite condensado antes do treino?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

O profissional explica que o doce de leite é um carboidrato simples e de rápida absorção. Por ser rico em açúcar e ter pouca gordura, ele proporciona energia rapidamente. "Essa energia imediata fará você poupar a que já está armazenada no seu músculo e, consequentemente, poderá te ajudar a treinar melhor", explica.

De acordo com Larissa Franco, nutricionista, é possível sim consumir o doce de leite antes do treino. Isso porque o alimento fornece um estoque de glicogênio instantâneo, isto é, açúcar para utilizar durante o treino. Ou seja, pode, inclusive, melhorar a performance.

Mas afinal, quem está de dieta pode comer leite condensado? A resposta para a pergunta é: sim, pode. Antes de correr para o campo de comentários e dizer que a nutri enlouqueceu, sempre é bom lembrar que podemos comer qualquer tipo de alimento, estando você de dieta ou não.

Outras opções, além dos sucos, são doce de leite, doce de goiaba, rapadura, leite condensado e paçoca. Em pequena quantidade, como uma colher de sopa cheia, que seria mais ou menos 35g, eles oferecem energia suficiente.

O horário mais indicado para se alimentar é cerca de uma hora antes do treino. Você pode comer frutas, pães ou biscoitos integrais, combinados com ovos, leite ou iogurte, por exemplo, para garantir o fornecimento de energia e fazer com que o organismo consuma açúcares durante o exercício.

O que evitar no pré-treino
Alimentos açucarados artificialmente, com alto índice glicêmico, podem causar um pico de energia rapidamente e, logo em seguida, reduzir o seu desempenho, provocando fadiga.

Carboidratos. Os carboidratos, como principal nutriente fonte de energia, podem ser consumidos antes do treino através dos suplementos à base de carboidratos. Existe no mercado diversos suplementos de carboidratos, como maltodextrina, palatinose, dextrose, D-ribose etc.

"Ele é rico em cálcio, potássio e fósforo, bom para a formação óssea e contração muscular. É também uma ótima fonte de energia para quem tem um gasto calórico muito alto", explica a nutricionista clínica funcional Joyce Serafim.

São só 65 calorias por colher e tem a medida perfeita para matar sua vontade.

Qual é o melhor pré-treino?

  • Grãos integrais, como: quinoa, centeio, aveia, arroz integral, pão integral etc;
  • Vegetais e legumes com mais amido, como: batata-doce, abóbora, cenoura, feijão, lentilha, grão de bico, castanha etc;
  • Frutas, como: banana, uva-passa, manga, tâmara, maçã, laranja, ameixa, kiwi, pêssego etc.