É melhor treinar em jejum ou não?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 7 votos

Existem benefícios em treinar em jejum? Treinar em jejum queima mais gordura tanto durante quanto após a atividade física, segundo mostram diferentes estudos. Se exercitar sem comer também pode contribuir no desempenho em exercícios aeróbicos e no ciclismo.

Posso ir para academia e treinar em jejum? Treinar em jejum pode até acelerar a queima de gordura, entretanto, ainda não existem estudos que comprovem que esta prática seja realmente indicada. Ou seja, ir para academia de jejum não é uma indicação unânime e para muita gente pode nem ser a mais recomendada.

Benefícios. Portanto, o jejum antes de treinar ajuda sim no processo de emagrecimento e ajuda a reduzir a gordura corporal ao utilizá-la como fonte de energia. Entretanto, não faz o trabalho sozinho. Para emagrecer, não basta fazer jejum.

Vale a pena lembrar que a prática de exercício físico matinal resulta num maior controlo do seu descanso diário, ajudando o seu corpo a cumprir as 8 horas de sono recomendadas. Portanto, quando se acostumar aos treinos pela manhã, o seu próprio corpo se autorregulará e acordará de forma mais relaxada.

Conclusão. Saber o que comer no café da manhã antes do treino é importante para conseguir atingir os seus objetivos de forma mais rápida, seja o ganho de massa muscular ou perda de gordura. Refeições equilibradas que são fonte de energia rápida são boas opções para ingerir 1h antes do treino.

Quando o corpo está em jejum e não pode retirar energia do carboidrato que não consumiu logo antes da atividade física, ele busca a energia em outro lugar. “Por exemplo, um treino de hipertrofia não faz sentido fazer em jejum porque o corpo vai tirar energia de outras fontes que não o carbo e tende a usar a proteína.

30 a 60 minutos antes: carboidratos e um pouco de proteína
Combine com algumas proteínas magras, como iogurte ou leite grego sem gordura.

Então, ficamos mais vulnerável a distensões e machucados, ao amanhecer. A recomendação, nesse caso é praticar exercícios entre as 16 e 20 horas. Se você tiver problemas em manter uma rotina de exercícios, a manhã pode ser o melhor horário para se exercitar, dizem os especialistas.

Até 1 hora antes do treino: você pode consumir fontes de carboidrato adicionadas de fibras (pão integral com geléia, banana com aveia e mel, iogurte com chia, etc.). 30 minutos antes do treino: o recomendado é comer apenas uma fonte rápida de carboidrato como um suco natural ou uma fruta sem casca.

Em geral, para pessoas saudáveis em busca de perder peso ou melhorar a forma física, treinar pela manhã não traz problema algum.

Treinar em jejum faz mal pra ganhar massa muscular? Sim, treinar em jejum atrapalha a hipertrofia. Sem energia, o treino pode não evoluir por conta justamente desse processo de consumo de combustível, que normalmente vêm dos carboidratos.