Qual o país com mais etnias?

Perguntado por: lmartins4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Brasil

O Brasil é provavelmente o país com maior miscigenação no mundo.

Brasil

Com antepassados indígenas, africanos, europeus e asiáticos, por exemplo, o brasileiro tem no seu DNA uma imensa e complexa mistura, como a própria cientista define: "O Brasil é provavelmente o país com maior miscigenação no mundo." DW Brasil: A ideia do projeto DNA Brasil é mapear o genoma de 15 mil brasileiros.

Arábia Saudita e, em menor medida, Israel são os únicos países que subestimaram a proporção de imigrantes.

Exemplos de sociedades multirraciais são o Brasil, E.U.A, África do Sul, Mexico, Canadá, Austrália, França, Reino Unido e Colombia. China, Rússia, Argentina e Índia possuem sociedades multiétnicas, mas não, propriamente, multirraciais, onde a interação entre as diferentes raças é bem menos presente.

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

ETNIAS NO BRASIL (COR OU RAÇA)

  • pardos: 43,1%*
  • brancos: 47,7%*
  • negros: 7,6%**
  • indígenas: 0,4%*
  • amarelos: 1,1%*

O Brasil é visto pelos estrangeiros como um país de diversidade, alegre, com reunião de pessoas, de festa, por causa do futebol e do Carnaval e onde as pessoas vivem bem.

Vaticano: 990 habitantes (Europa). 2° Nauru: 9.771 habitantes (Oceania). Não pare agora...

Trata-se de Tuvalu, um microestado polinésio, antes conhecido como Ilhas Ellice, que compreende nove ilhotas e atóis baixos, dispersos no Oceano Pacífico Sul. Tuvalu é também um dos países mais pequenos e isolados do mundo. Segundo a ONU, ele possui uma área de apenas 26 quilômetros quadrados.

O primeiro acontecimento que marca o início da mistura do povo brasileiro é a chegada dos colonizadores portugueses à região brasileira, datada de abril de 1500. Ao chegarem, os portugueses depararam-se com a grande população indígena que já vivia em terras brasileiras.

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira. Segundo o Dicionário Aurélio, "caboclo" procede do tupi kari'boka, que significa "procedente do branco".