Qual o nome do exame de sangue para detectar trombose?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

A trombose também é diagnosticada por exames laboratoriais e o principal é o teste de Dímero-D. Os Dímeros-D são resultado da deterioração de coágulos de fibrina que se formam pela ação de três enzimas: a trombina, o fator XIII ativado e a plasmina.

sensação de calor ao tocar na perna inchada; dilatação das veias, tornando-as mais visíveis sob a pele; dor ao toque na área afetada; pele mais dura que o normal na região.

Apesar de parecer algo muito diferente do comum, o exame de Dímero-D é realizado por meio de uma pequena coleta de sangue, sendo que não é preciso que seja feito um jejum ou preparação especial. Assim, o exame de Dímero-D é feito de forma rápida, e o resultado do exame pode estar pronto em menos de 20 minutos.

A trombose arterial também pode apresentar os seguintes sinais e sintomas: Dor no peito; Fraqueza em um lado do corpo; Mudança repentina do estado mental.

A partir da coleta de uma amostra de sangue é possível detectar a dosagem de Dímero D. Para entender melhor a importância desta amostra, é necessário compreender como funciona o sistema de coagulação sanguínea: 1. Por que o sangue coagula: quando há lesão em uma veia ou artéria, ocorre o extravasamento de sangue.

Ela ocorre em 90% dos membros inferiores com maior frequência para a perna esquerda e os 10% restante afeta os membros superiores, pelves, cavidade abdominal, torácica, cabeça e pescoço. É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma artéria.

Geralmente essas dores ocorrem nas panturrilhas, ou batata da perna, coxas, tornozelos, pés região do joelho ou em qualquer outra parte das pernas. É mais comum ser sentida no período da noite, enquanto o indivíduo está em repouso ou durante atividades como corridas e caminhadas.

Reconhecidos como marcadores de trombose e fibrinólise, os dímeros D contribuem sobremaneira para excluir eventos trombóticos ou tromboembólicos quando se encontram em valores inferiores a 500 ng/mL (FEU).

Valores de referência

Valores de referência
Até 350 ng/mlNegativo para ocorrência de tromboembolia
Entre 351 e 500 ng/mlIntermediário
Acima de 500 ng/mlPositivo para ocorrência de quadros tromboembólico.

Os valores de referência normais para o exame de D-dímero variam entre os laboratórios e as faixas etárias. Em geral, os valores de D-dímero abaixo de 250 ng/mL são considerados normais em indivíduos saudáveis.

O tratamento da trombose venosa profunda é feito com remédios que "afinam o sangue", os chamados anticoagulantes. O anticoagulante mais antigo e utilizado para iniciar o tratamento da trombose é a heparina.