Como tirar o tártaro dos dentes caseiro?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Esse é o método caseiro mais conhecido. O bicarbonato de sódio é utilizado com a pasta de dente. Feita a mistura, é preciso realizar uma escovação por 2 minutos. A ação do bicarbonato impede que a placa bacteriana se solidifique.

Molhe a escova de dentes, coloque bicarbonato de sódio nas cerdas e use-a para escovar os dentes. Deixe-o descansar por 10 a 15 minutos antes de enxaguar a boca. Escovar os dentes diariamente com bicarbonato de sódio ajudará a remover o tártaro e a clarear os dentes.

Esfregue a parte interna (o lado branco) das cascas de limão ou laranja nos dentes por pelo menos dois minutos. As substâncias contidas nas cascas ajudam a tirar o tártaro. Mas use no máximo duas vezes por semana, enxague e escove bem os dentes após, para tirar qualquer resquício de ácido.

Cremes dentais para controle de tártaro, como o Colgate® Total 12 Saúde Visível, foram desenvolvidos para remover o máximo de placabacteriana e interromper a formação de tártaro após a escovação dos dentes.

Bicarbonato de sódio e vinagre: dissolva o bicarbonato de sódio com uma pitada de sal e algumas gotas de vinagre branco na água. Mergulhe a escova de dente na mistura e em seguida, escove suavemente por 2 minutos. Logo depois, lave a escova de dente com água e escove os dentes com pasta de dente normal.

A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.

Este é caracterizado por ser extremamente áspero e poroso, além de facilitar a adesão de bactérias. “Assim, o tártaro está diretamente relacionado à ocorrência de inflamação gengival (gengivite), caracterizada pelo sangramento durante a escovação e, até mesmo, espontâneo”, explica o dentista.

Posso escovar os dentes com bicarbonato para clarear os dentes? O bicarbonato de sódio é extremamente abrasivo e, se for usado sem controle de proporção e tempo, pode facilmente causar danos ao esmalte dentário.

O que causa? A principal causa do acúmulo de tártaro nos dentes é a higiene dental deficiente ou inadequada. Da mesma forma, certos hábitos como o tabagismo, o uso inadequado e prolongado de determinados enxaguatórios bucais e o consumo excessivo de chá, café ou vinho tinto também favorecem sua formação.

A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.

Qual é a melhor escova para remover tártaro? Ao contrário do modelo tradicional, a escova de dente elétrica é considerada a melhor opção para remover tártaro. Ela possui como principal vantagem o controle efetivo da placa bacteriana devido à sua facilidade de uso e aos movimentos de rotação.

Por isso, confira a seguir as melhores formas de evitar o desgaste e conservar o esmalte dos dentes.

  1. Fio dental. ...
  2. Escovar os dentes após as refeições. ...
  3. Visitas frequentes ao dentista. ...
  4. Evite o cigarro. ...
  5. Clareamento dental. ...
  6. Tiras clareadoras.

4.VINAGRE DE MAÇÃ E BICARBONATO DE SÓDIO
Aplique a pasta e escovando bem os dentes, ou ainda, você pode aumentar a quantidade de vinagre deixando a mistura mais liquida de forma que possa ser feito pequenos gargarejos com a mistura. Em seguida, enxague com água fresca.

A raspagem de tártaro pode ocorrer de duas maneiras, sendo elas a supragengival, através de materiais manuais, e a subgengival, com a curetagem da camada de tártaro menos visível na coroa dentária. Entretanto, o especialista deverá realizar um exame clínico inicial para avaliar o paciente.

Depois que o tártaro se instala, uma simples escovação não é capaz de eliminá-lo e é aí que entra o profissional, como conta Edgard: “Uma vez presente, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista, através de instrumentos com vibração ultra-sônica ou manuais, que raspam a superfície do dente”.

Uma consulta periódica ao seu dentista permite identificar o problema. Geralmente, explica o cirurgião dentista e diretor da Audace Odontologia Preventiva, Marco Aurélio Rela, uma maior quantidade de tártaro se forma, em média, no período de tempo de quatro a seis meses.