Como fica a gengiva com tártaro?

Perguntado por: ialves6 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Entre os principais sintomas de tártaro podemos citar: aparecimento de uma camada esbranquiçada ou amarelada na superfície dos dentes, manchas amarronzadas, mau hálito, sangramento da gengiva, dor nos dentes etc.

O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival. Mas só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro. Ou seja, na dúvida, marque uma consulta e não tente fazer nada em casa sem a supervisão de um(a) profissional, combinado?

E, como se não bastasse, o tártaro no dente, quando não tratado, provoca problemas periodontais, como retração gengival, gengivites e perda óssea.

Boa leitura!

  1. Invista no bicarbonato de sódio. Esse é o método caseiro mais conhecido. ...
  2. Use óleo de coco. Esse óleo vegetal, conhecido por ter várias propriedades benéficas, também é usado para o tratamento do tártaro, por ter ação antibactericida. ...
  3. Utilize morangos. ...
  4. Faça um creme dental caseiro. ...
  5. Utilize a casca de laranja.

A principal causa do acúmulo de tártaro nos dentes é a higiene dental deficiente ou inadequada. Da mesma forma, certos hábitos como o tabagismo, o uso inadequado e prolongado de determinados enxaguatórios bucais e o consumo excessivo de chá, café ou vinho tinto também favorecem sua formação.

Como podemos identificar a presença de tártaro? O tártaro é, na maioria das vezes, facilmente identificável por se tratar de uma placa branca que se posiciona na região da superfície dos dentes. Embora seja difícil notá-lo quando acomete a parte de trás da boca, ele é bem perceptível nos dentes da frente.

Quando não tratadas de forma correta, os tártaros podem evoluir para outros tipos de patologias como é o caso das gengivites, periodontites e retração gengival. A gengivite é um tipo de inflamação da gengiva decorrente de toxinas liberadas pelas bactérias que fazem parte da placa bacteriana, ou tártaro.

A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.

Colgate Total 12 Gengiva Saudável
Ele age na eliminação das bactérias que se acumulam na boca. Com isso, previne-se problemas como placas bacterianas, tártaro e inflamações gengivais.

A raspagem de tártaro pode ocorrer de duas maneiras, sendo elas a supragengival, através de materiais manuais, e a subgengival, com a curetagem da camada de tártaro menos visível na coroa dentária. Entretanto, o especialista deverá realizar um exame clínico inicial para avaliar o paciente.

A especialista revela que a limpeza de tártaro é feita com ultrassom ou usando curetas periodontais. "Com esses instrumentos, raspamos a superfície do dente acometida pelo tártaro até remover tudo", detalhou. Heloísa ainda explica que, para evitar essa situação, precisamos realizar uma higiene bucal efetiva.

O tratamento para gengiva inflamada varia de acordo com a gravidade de cada caso e tem o objetivo de desinflamar a gengiva. No início do quadro, uma escovação correta e o uso do fio dental podem ser as soluções para a retirada da placa bacteriana e contenção dos micro-organismos que causam o problema.

Uma consulta periódica ao seu dentista permite identificar o problema. Geralmente, explica o cirurgião dentista e diretor da Audace Odontologia Preventiva, Marco Aurélio Rela, uma maior quantidade de tártaro se forma, em média, no período de tempo de quatro a seis meses.

É preocupante porque atinge os tecidos que mantêm os dentes presos na boca. Com o tempo, ocorre uma perda deles, que acabam ficando fracos e não conseguem mais segurar a dentição. Com isso, os dentes podem até mesmo cair.