É possível remover cárie escovando os dentes?

Perguntado por: eporto . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 20 votos

A cárie só será eliminada pelo cirurgião-dentista através de tratamentos odontológicos invasivos ou minimamente invasivos, dependendo da extensão da doença”, diz ela. Uma terapia bastante recomendada para acabar com a cárie, é o procedimento de restauração dentária, que pode ser feito com resina.

É possível tirar a cárie só escovando os dentes? A escovação dos dentes faz parte do processo de higiene bucal preventivo, portanto, não é capaz de tratar situações como a cárie, sendo necessário procurar um(a) dentista para realizar o tratamento.

Muitos tem medo da anestesia e perguntam se tirar a cárie de dente dói. Caso o desgaste tenha chegado na raiz, será necessária a aplicação de uma anestesia local. Alguns dentistas também podem utilizar gel anestesiante antes de aplicar a anestesia local. A fase mais extrema da doença é quando a cárie chega à raiz.

Combine o uso do enxaguante bucal com flúor com a escovação duas vezes ao dia e o uso do fio dental uma vez ao dia, para ajudar a prevenir a cárie e a formação de placa bacteriana e a manter seu sorriso saudável.

E POR QUE TENHO CÁRIE MESMO ESCOVANDO BEM OS DENTES? Os micro-organismos que vivem na boca passam por um período de formação na infância quando os dentes começam a nascer. Se alguma bactéria agressiva é transmitida para a criança, ela poderá adotar um perfil que favorece o surgimento de cáries durante a vida.

Em mais ou menos 1 ano após transpor o esmalte, a cárie pode destruir o dente.

A cárie profunda pode causar muitos transtornos como uma intensa dor no local afetado. A cárie superficial ela pode fazer com que haja dor na região, mas a cárie profunda faz com que essa dor seja muito mais intensa. Além da dor, outro problema mais grave que pode ser causado é a perda do dente.

Isso porque a cárie só dói quando atinge as partes mais sensíveis do dente, como a dentina e a polpa.

Dor e Sensibilidade no Dente
Ela é responsável por proteger as partes internas, que são mais sensíveis. É por isso que quando a cárie não recebe tratamento o dente começa a ficar dolorido e sensível. O esmalte dentário é comprometido e deixa a dentina, camada logo abaixo dele, exposta.

Em casos moderados – que é quando a cárie atinge o esmalte – pode ser indicada a remoção do tecido cariado e posteriormente uma restauração funcional e estética do dente com resina ou porcelana, ou seja, a recomposição da forma e da aparência do dente. É também uma forma de tentar impedir o avanço da doença.