Quais são os tipos de transtornos?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 12 de julho de 2023
/ 5 10 votos

Os Transtornos Mentais mais comuns no Brasil

  • Ansiedade. ...
  • Depressão. ...
  • Transtornos Alimentares. ...
  • Transtorno Bipolar. ...
  • Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  • Esquizofrenia. ...
  • Estresse pós-traumático. ...
  • Transtorno de personalidade Borderline.

Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

Segundo o DSM 5, existem mais de 300 tipos de transtornos mentais catalogados. Eles são classificados em grupos, como: Transtornos neurocognitivos: Parkinson, Alzheimer ou outras demências.

A esquizofrenia é a principal condição designada como Transtorno Grave e Persistente, não só por ter a maior prevalência entre os distúrbios graves em Saúde Mental (cerca de aproximadamente 1% da população sofre deste transtorno), como também por seu caráter estigmatizante, seu curso longo e persistente, bem como pelo ...

Uma pesquisa da OMS (Organização Mundial de Saúde) revelou que em estimativa 86% dos brasileiros devem ser portadores de algum transtorno mental, sendo os principais dentre esses a ansiedade e depressão.

Aqui, apresento cinco das síndromes mais raras — e estranhas — conhecidas pela psiquiatria.

  1. Síndrome de Fregoli. A síndrome de Fregoli acontece quando alguém acredita que pessoas diferentes, na verdade, são a mesma pessoa que simplesmente muda de aparência. ...
  2. Síndrome de Cotard. ...
  3. Síndrome da mão alienígena. ...
  4. Síndrome de Ekbom.

Transtornos emocionais, ou mentais, são definidos comumente como alterações de tipo intelectual, emocional ou comportamental em um indivíduo. São problemas que podem surgir de diferentes origens e se não tratados da maneira devida desencadeiam uma série de problemas de convivência e de autoimagem para o paciente.

Transtornos mentais comuns foram conceituados por Goldberg & Huxley 10, incluindo depressão não-psicótica, ansiedade e sintomas somatoformes. Os TMC abrangem sintomas como: insônia, fadiga, esquecimento, irritabilidade, dificuldades de concentração, queixas somáticas e sentimento de inutilidade 10.

Os principais transtornos incluídos neste grupo são: Transtorno Delirante, Transtorno Psicótico Breve, Transtorno Esquizofreniforme, Esquizofrenia, Transtorno Esquizoafetivo, Transtorno Psicótico Induzido por Substância ou Medicamento, Transtorno Psicótico Devido a Outra Condição Médica e Catatonia.

Os dez transtornos de personalidade podem ser divididos em três grupos (A, B e C). Os tipos de cada grupo compartilham determinados traços de personalidade básicos, mas cada transtorno tem suas próprias características. O grupo A é caracterizado por parecer estranho ou excêntrico.

Transtorno de personalidade é um conjunto de doenças psiquiátricas caracterizadas por desvios de comportamento bem rígidos e mal ajustados que prejudicam a forma que o paciente lida com seus impulsos e com as pessoas ao redor.

A síndrome se caracteriza por ser um termo que se refere a uma doença ou a um transtorno que possui mais de um recurso ou sintoma de identificação. Assim, a síndrome é definida por ser uma coleção ou um conjunto de sinais e sintomas que caracterizem ou sugerem uma doença específica.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um tipo de ansiedade intensa, excessiva e persistente. Na TAG, a condição da ansiedade é permanente, interferindo na qualidade de vida do portador de forma significativa.

A melhor forma de saber se uma pessoa está ou não com um distúrbio mental é através da avaliação de um especialista da saúde mental, especialmente de um psiquiatra. No entanto, é importante estar atento às pessoas que você ama, porque elas podem estar silenciosamente passando por um transtorno mental.

Por isso, foram feitas subclassificações de tipos dentro da doença. De acordo com o Código Internacional de Doenças (CID-10), os tipos de esquizofrenia descritas são: a esquizofrenia paranóide, hebefrênica, catatônica, indiferenciada, residual, simples, não especificada e outras esquizofrenias.

Quando se fala em alterações de ordem mental, prefere-se o termo “transtorno” porque o paciente raramente apresenta todos os sintomas e sinais que caracterizariam uma doença. Além disso, a escolha desse termo colabora para a mitigação do preconceito que ainda existe em torno das alterações mentais.