Qual a faixa etária mais atingida pelos transtornos alimentares?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Os transtornos alimentares têm uma prevalência maior em adolescentes de 10 a 19 anos. Em sua grande maioria atingem principalmente as mulheres adolescentes e adultas em idade reprodutiva, porém os homens também são acometidos, mas em proporções menores, representando apenas 10% dos casos (MAGALHÃES et al., 2005).

1 em cada 5 crianças e adolescentes tem transtornos alimentares, diz estudo.

Um em cada cinco jovens de 6 a 18 anos apresenta desordem alimentar. Se não tratado, o quadro pode levar a distúrbios como bulimia, anorexia nervosa e transtorno de compulsão alimentar.

Segundo estimativas da Associação Brasileira de Psiquiatria, mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por algum tipo de transtorno alimentar. Só no Brasil, esse número corresponde a 5% da população, afetando 10 milhões de brasileiros, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre os transtornos mais observados estão a bulimia e a anorexia. O transtorno alimentar restritivo evitativo, que leva à restrição de comida por motivos diversos, apesar de menos conhecido, também vem se tornando cada vez mais frequente.

O especialista comenta também que a compulsão alimentar é o transtorno alimentar mais comum no Brasil.

Causas dos Transtornos Alimentares
Transtornos alimentares são transtornos complexos, influenciados por uma faceta de fatores. Embora a causa exata seja desconhecida, geralmente acredita-se que uma combinação de anormalidades biológicas, psicológicas e / ou ambientais contribui para o desenvolvimento dessas doenças.

No Brasil, segundo o relatório Situação Mundial da Infância 2021, estima-se que quase um em cada seis meninas e meninos entre 10 e 19 anos de idade no Brasil viva com algum transtorno mental, parcela mais exposta ao risco de automutilações, depressão e suicídio.

Mais de 20% dos jovens apresentam Transtorno Alimentar.

a depressão é uma das principais causas de transtornos e de incapacidades entre os adolescentes e jovens; a maioria das doenças mentais perdura até a vida adulta e compromete a estabilidade mental e física do indivíduo que não recebeu tratamento.

Os transtornos alimentares em adolescentes são um problema multicausal. Então, eles podem vir das mais variadas fontes, desde a busca excessiva pelo corpo perfeito até distorção de proporcionalidade. A busca pelo corpo perfeito, por exemplo, vem pela referência.

O transtorno alimentar retrata o total descompasso ao ingerir alimentos ou, então, a perturbação psicológica de não comer. Trata-se de uma condição que é consideravelmente grave e que causa impacto grave na saúde de quem sofre da doença.