É possível fazer vasectomia pelo SUS?

Perguntado por: aprates . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece cirurgia de vasectomia e todos os estados brasileiros possuem estabelecimentos para a realização. O serviço de saúde não oferece a cirurgia de reversão.

O urologista Álvaro Canuto explica que não há método contraceptivo cem por cento eficaz, entretanto, a vasectomia é a técnica que apresenta menor taxa de falha. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente cirurgia de vasectomia e todos os estados brasileiros possuem estabelecimentos para a realização.

Então, quanto custa a vasectomia? Seu preço varia de R$ 1.000 até R$ 10.000 ou mais! O que afeta o valor é a experiência do médico escolhido e também da instituição de saúde utilizada para o procedimento.

Quanto tempo demora uma vasectomia pelo SUS? A vasectomia pelo SUS demora, em média, 60 dias para ser realizada. Isso porque, após a primeira consulta com o urologista e a aplicação do formulário para conhecer as motivações do paciente, esse período é dado para que o homem tenha tempo de avaliar com calma sua decisão.

Critérios para a realização da vasectomia
- ter no mínimo 25 anos de idade; - ter no mínimo 2 filhos vivos; - ter estabilidade conjugal (se estiver casado);

Sim. Existem dois principais caminhos para a obtenção da gravidez: reversão da cirurgia e punção testicular para uso em Fertilização in Vitro. O primeiro caminho é a reversão da vasectomia, principalmente para casos nos quais os homens fizeram a cirurgia de reversão há pouco tempo.

Desvantagens da vasectomia
A vasectomia não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Durante os primeiros meses, é necessário o uso de um método contraceptivo adicional para evitar gravidez. A reversão da vasectomia é um procedimento completo, e trata-se de uma cirurgia cara e que pode não ser 100% eficaz.

O escroto ficará inchado por cerca de 2 ou 3 horas após a cirurgia. Aplicar compressas de gelo na área e deitar de costas o resto do dia pode ajudar, sempre tomando o cuidado de movimentar um pouco os pés e as pernas pelo menos a cada duas horas. Vestir roupas confortáveis também pode ser mais agradável.

A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual. O corte do canal impede apenas a chegada dos espermatozóides até a uretra. O líquido produzido na próstata e na vesícula seminal continua sendo eliminado normalmente durante a ejaculação.

Não causa dor, no máximo, em alguns casos, um breve desconforto; Métodos contraceptivo dos mais seguros, para casais que não desejam ter filhos; Não interfere na capacidade de ereção; Menos complicações em relação ao procedimento de laqueação das trompas na mulher.

Interessados em fazer laqueadura ou vasectomia pelo SUS devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e expressar a vontade de utilizar o método. Como pré-requisitos, a pessoa deve ter, no mínimo, dois filhos vivos ou 21 anos.