O que o limão faz nos dentes?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 17 votos

O ácido cítrico (ácido do suco do limão) acidifica o ambiente bucal e causa a dissociação entre o cálcio e o fósforo, causando a dissolução do tecido mais duro do corpo. Quando o esmalte se desgasta, os dentes tornam-se sensíveis e mais propensos a cáries.

Passar bicabornato de sódio, limão, água oxigenada, casca de laranja, sal, entre outros produtos caseiros não clareia os dentes. Alguns desses ingredientes possuem efeito abrasivo, que pode proporcionar desgastes excessivos do esmalte, mas não devolve a sua cor natural.

Como usá-lo
Especialistas recomendam esfregar cascas de limão nos dentes por 10 minutos para recuperar o esmalte. Se você usar qualquer um desses remédios com frequência, você vai ver como seus dentes vão ficar mais brancos e você terá um sorriso radiante e bonito.

O tecido em sua boca - incluindo sua gengiva - é delicado e pode ser propenso a abrasões. O sal pode ser capaz de remover algumas partículas de alimentos nos dentes, mas também pode causar cortes doloridos na gengiva e nos tecidos moles no interior da boca, além de poder causar danos nas superfícies dos dentes.

Morango e sal
Escove os dentes com uma mistura de 3 morangos grandes bem amassados com uma colher (de café) de sal. Seque os dentes com um lenço e aplique a mistura usando a escova de dente. Deixe agir por 5 minutos e enxágue. Escove em seguida.

Usar uma pasta misturada com creme dental e bicarbonato e mais o limão pode trazer um risco com um desgaste acentuado do esmalte ou da dentina", diz. Ana Cecília afirma que a grande maioria dos pacientes hoje vive um envelhecimento na cavidade bucal precoce, que pode ser agravada pelo clareamento improvisado.

Na verdade, alguns estudos, como mencionado pelo Jornal da USP, indicam que cascas de banana são ineficazes como potenciais clareadores. Além disso, outros tipos de frutas (morangos, cascas de laranja e limões, por exemplo) também não dão resultados positivos de clareamento dental.

Se os dentes amarelados estão incomodando demais, converse com o dentista e veja a possibilidade de fazer um clareamento dentário. Ele é um tratamento indolor e muito eficaz para renovar a aparência do sorriso. Não se esqueça de passar pelas consultas periódicas para complementar os cuidados adotados em casa.

O vinagre de maçã é um clareador natural, que ajuda a remover manchas de café e cigarros, além de promover bem-estar às gengivas. Você pode escovar os dentes com ele ou misturar um pouco de vinagre em água para fazer bochecho.

Não é possível tirar a cárie do dente com um método caseiro. A cárie dental é um problema que causa danos à estrutura do dente e que deve ser tratado com restaurações e limpezas realizadas por dentistas.

Bicarbonato de sódio e limão: misture o limão e o bicarbonato na água. Aplique a mistura nos dentes e escove em seguida. Ao final enxague com água. Pode escovar os dentes com essa receita por pelo menos 3 vezes na semana.

Bicarbonato de sódio e vinagre: dissolva o bicarbonato de sódio com uma pitada de sal e algumas gotas de vinagre branco na água. Mergulhe a escova de dente na mistura e em seguida, escove suavemente por 2 minutos. Logo depois, lave a escova de dente com água e escove os dentes com pasta de dente normal.

Posso escovar os dentes com bicarbonato para clarear os dentes? O bicarbonato de sódio é extremamente abrasivo e, se for usado sem controle de proporção e tempo, pode facilmente causar danos ao esmalte dentário.

Beba um copo de água imediatamente antes ou depois de escovar os dentes para começar o dia bem hidratado.

Refresca o hálito
Fazer bochecho de vinagre de maçã com água ajuda a reduzir o mau hálito!

Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente. Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições. Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor. Usar enxagüante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.