Quais são as frutas que limpam os dentes?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Maçã, pera, melancia, kiwi, cenoura, pepino, acelga e aipo, assim como as nozes e as castanhas, são alguns dos alimentos "limpadores ou protetores" recomendados pelos cirurgiões-dentistas.

O creme dental ajuda a fazer higienização bucal, porém, o que realmente faz a limpeza de dente é a escova.

Frutas, brócolis e leite protegem o esmalte e contribuem para um sorriso mais branco. A dentista Priscila Almeida explica que certos alimentos possuem mecanismo de limpeza que podem ser grandes aliados no tratamento clareador.

Abacaxi. No abacaxi, é possível encontrar uma enzima chamada bromelina, que atua como um removedor natural de manchas sem prejudicar o esmalte dos dentes. Mas tem uma pegadinha: frutas ácidas, quando comidas em excesso, podem ajudar a aumentar o desgaste do esmalte.

A sabedoria popular diz que uma maçã limpa os dentes como a escova e o creme dental. Essa crença é um exagero, mas não totalmente errada. O uso de maçã na higiene oral é uma crença que tem algum fundamento. Porque, além da vitamina C, ela contém muitos nutrientes saudáveis.

Essas dicas são: Vinagre de maçã: É recomendável que dissolva duas colheres de vinagre em um copo d'água. Lave muito bem antes de escovar os dentes; Bicarbonato de sódio: esse já é mais famosinho quando o assunto é tirar amarelo do dente.

Bicarbonato de sódio e vinagre: dissolva o bicarbonato de sódio com uma pitada de sal e algumas gotas de vinagre branco na água. Mergulhe a escova de dente na mistura e em seguida, escove suavemente por 2 minutos. Logo depois, lave a escova de dente com água e escove os dentes com pasta de dente normal.

Na verdade, alguns estudos, como mencionado pelo Jornal da USP, indicam que cascas de banana são ineficazes como potenciais clareadores. Além disso, outros tipos de frutas (morangos, cascas de laranja e limões, por exemplo) também não dão resultados positivos de clareamento dental.

Cascas de limão ou laranja
Esfregue a parte interna (o lado branco) das cascas de limão ou laranja nos dentes por pelo menos dois minutos. As substâncias contidas nas cascas auxiliam no clareamento. Use no máximo duas vezes por semana, enxágue e escove bem os dentes após, para tirar da boca qualquer resquício de ácido.

Para clarear os dentes usando casca de banana, você precisa esfregar a parte interna dos dentes com a casca da fruta, por um período de até dois minutos. Essa técnica pode ser realizada sempre que você desejar ao longo do dia e pode ser repetida todos os dias, se achar necessário.

Clareamento a laser
É feito por laser e gel clareador, sendo recomendado em casos em que haja a necessidade de garantir resultados rápidos. O gel utilizado pode ser a base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, sendo capaz de realizar a oxidação dos pigmentos.

Existem diversos métodos eficientes para clarear os dentes. Os mais comuns são o uso de cremes dentais clareadores, produtos de clareamento dental caseiros, como bicarbonato de sódio e água oxigenada, e o clareamento dental realizado por um dentista.

Laranja, limão e acerola
O que essas frutas têm em comum? Todas elas são ricas em vitamina C, componente essencial no fortalecimento dos ossos e dentes. Um outro efeito da vitamina C é ajudar na produção de colágeno, com efeito direto na saúde das gengivas.

Além da doença gengival, o trauma é outro grande responsável pelo amolecimento dos dentes. Trata-se de uma fatalidade, um problema eventual que ocorre em função de uma pancada, tombo ou impacto inesperado, sem que seja possível prevenir. Os dentes possuem ligamentos periodontais que seguram suas raízes.