Quando devo me preocupar com a dor na perna?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Se você por acaso sente uma dor muito forte e repentina na perna, tem vermelhidão e inchaço, começa a sentir febre, falta de ar, pode ser um sinal de alerta e você deve procurar o Pronto-Socorro, porque muitas pessoas ficam preocupadas se a dor na perna delas é trombose, então, por isso tem que ficar atento em relação ...

Quando devo me preocupar com essas dores
Dor muito forte na perna, surgindo de forma repentina. Presença de vermelhidão e/ou inchaço.

Nas doenças vasculares, a sensibilidade fica acometida de uma forma mais global”. Uma das formas de apresentação que costuma confundir entre doença vascular e neurológica é a claudicação dos membros inferiores. “Esse termo significa que as pernas doem, adormecem e podem falhar após andar certa distância.

As dores nas pernas são a principal causa de reclamações nos consultórios dos angiologistas e, conforme as estatísticas comprovam, estão, na maioria das vezes, relacionadas diretamente aos problemas circulatórios.

A última etapa é a conclusão da causa específica da dor nas pernas, sendo as principais:

  1. Dor muscular, contraturas: ...
  2. Insuficiência venosa: ...
  3. Fibromialgia: ...
  4. Artrites: ...
  5. Ciatalgia: ...
  6. Neuropatia periférica: ...
  7. Doença arterial obstrutiva periférica: ...
  8. Síndrome do stress tibial medial (canelite):

Este é um dos sinais da trombose venosa profunda, uma doença grave potencialmente causada pela formação de coágulos, em geral, nas pernas – na região da panturrilha e até nas coxas.

Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.

Características principais da dor das varizes: Piora no decorrer do dia. Piora ao ficar muito tempo em pé ou sentado. Melhora quando elevamos a perna.

Inchaço em apenas uma das pernas
Junto com o inchaço, o paciente pode experimentar calor na região, dor ao caminhar ou ao toque, irritação local e vermelhidão na pele. Esse inchaço não ocorre nas duas pernas ao mesmo tempo, uma vez que nem sempre os dois membros são afetados pelo entupimento das veias ao mesmo tempo.

Ultrassom. É possível, por meio do ultrassom, avaliar o local da dor pontual e verificar se há alguma alteração mecânica que possa indicar o diagnóstico do paciente.

Geralmente, a dor nas pernas é causada por ficar longos períodos em pé, além de pequenas lesões musculares da prática de exercícios intensos. Além disso, pode ser causada também pela falta de atividades físicas, por câimbras e má circulação. O que na maioria das vezes não chega a ser preocupante.

vermelhidão ou aumento da temperatura na perna afetada; sensação de calor ou queimação na região; dor ao caminhar ou ao movimentar o membro acometido pela TVP. Em alguns casos, a dor aumenta ao levantar o pé em direção ao joelho.

Quando a dor nas pernas for causada por inflamação e inchaço local, podemos tratá-la com compressas frias. Esse método reduz a circulação sanguínea para a área dolorosa, e, consequentemente, o inchaço e a inflamação. Existem diversos tipos de compressas fria.

Os exercícios mais recomendados para quem procura aliviar as dores nas pernas são:

  1. Caminhada;
  2. Subir e descer escadas;
  3. Pedalar moderadamente;
  4. Atividades aquáticas, como natação e hidroginástica.