Pode colocar gelo no local da trombose?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Por isso, as compressas frias são mais indicadas, pois elas meio que exercem uma pressão nas paredes das veias.

“Os autores concluíram que a compressão imediata deve, portanto, ser oferecida a pacientes com trombose venosa profunda aguda da perna.

Outra prática que ajuda a aliviar a dor da trombose é optar por banho gelado, por causa do seu efeito anti-inflamatório, que acaba ativando a circulação e promovendo a vasoconstrição. Assim como a adoção de fotobiomodulação (com uso de LEDs vermelho e infravermelho), uma terapia a laser de baixa intensidade.

Proibido o tabagismo:
Substâncias contidas no cigarro deixam o sangue mais coagulável e também causam microlesões nos vasos sanguíneos. Por isso, é proibido para todos que já tiveram trombose, independente da causa.

Essa condição geralmente não é grave, mas pode causar inchaço, vermelhidão e dor na área afetada, podendo ser tratada com anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), compressas quentes ou frias e repouso.

Compressa fria
Esse tipo de compressão é ideal para evitar e/ou diminuir inchaços provocados por lesões físicas como quedas e torções. Esses tipos de acidente provocam rompimento dos vasos e com sua aplicação sua recuperação se torna mais rápida.

Mantenha a perna elevada e aplique compressas quentes. Isso pode ser feito com uma flanela quente colocada sobre a veia ou usando um cobertor e garrafas de água quente. Tome cuidado para não se queimar. Suportes elásticos ou meias de compressão podem ajudar a reduzir o inchaço enquanto a inflamação melhora.

Trombofob® Pomada (heparina sódica e nicotinato de benzila) facilita a desintegração dos trombos, restabelecendo a circulação sanguínea, e evitando a formação de coágulos.

Sentidas principalmente após algum esforço físico, horas na mesma posição ou prática de exercícios, as dores musculares na região da perna desaparecem após alguns dias e podem ser tratadas com repouso e uso de analgésicos simples.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

A compressão excessiva nesses casos pode, inclusive, piorar a circulação arterial. Em casos que a pessoa tenha trombose e necessite ficar deitada, avalia-se o uso de meia elástica, com compressão menor (18-20mmHg), semelhante às usadas em prevenção de trombose após cirurgia.