Qual o nome da pessoa que nasce em Salvador?

Perguntado por: ltaveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 14 votos

soteropolitano

Quem nasce na cidade de Salvador é "soteropolitano", e não "salvadorense", como algumas pessoas acham. Mas você já se perguntou o que significa o gentílico? A palavra "soteropolitano" vem de "soterópolis", que é a junção das palavras gregas "soter", que significa "Salvador", e "polis", que significa "cidade".

soteropolitano

quem nasce em Salvador é soteropolitano.

Além de “soteropolitano”, existe a forma “salvadorense”. É bom lembrar que muitos baianos se referem à capital de seu estado como “Cidade da Bahia”, o que explica por que alguns dicionários (o “Houaiss” e o de Caldas Aulete, por exemplo) registram “baiano como relativo a todo o Estado da Bahia ou apenas à capital”.

Palavras relacionadas a Baiano:
carros de baiano preguiça bahia alegria sorriso trabalhador festa baiano nordeste nordestino ssa salvador gentílico naturalidade soteropolitano cultura baiana baianidade carrosdebaiano estado axé soteropolitanos quem nasce na capital da bahia.

1. Profissional. Aquele ou aquela que vende seu serviço.

O historiador e professor de História da Bahia Murilo Mello explica que a cidade foi batizada em homenagem a São Salvador da Bahia de Todos os Santos: “Foi como referência a Jesus Cristo, seguindo a religião católica dos portugueses, que colonizaram o Brasil”.

O Estado do Rio de Janeiro está localizado na região Sudeste. A capital é Rio de Janeiro. Quem nasce no Estado é chamado fluminense. Aquele que nasce na cidade é denominado carioca.

A Bahia é considerada a parte mais antiga da América Portuguesa, pois foi na região de Porto Seguro, litoral sul da Bahia, que a frota de Pedro Álvares Cabral ancorou, em 22 de abril de 1500, marcando o descobrimento do Brasil pelos portugueses e a celebração da primeira missa, na praia da Coroa Vermelha, presidida ...

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano.

Independente de ser Brasiliense ou Candango, os dois se referem àqueles que nasceram em Brasília. A única diferença entre ser brasiliense e ser candango será a linhagem, se a pessoa vem ou não de uma geração que deu asas à construção de Brasília.

Muitas vezes, gestos acompanham a fala do soteropolitano e isso também chama a atenção. Para a etnolinguista Yeda Pessoa, essa é uma maneira de enfatizar o que é dito e tem uma ligação direta com a cultura e história da Bahia. "Enfatizamos o que nós dizemos com o gesto. Dançamos com o corpo todo.

Ou seja: Soterópolis é “Cidade do Salvador”, que é como a capital baiana era – e ainda é – chamada. A partir daí, dessa união de palavras gregas, nasce o nosso gentílico: “soteropolitano”, aquele que veio de Soterópolis, a Cidade do Salvador.

Todos que nascem na cidade de Salvador da Bahia são chamados de soteropolitanos. Agueles que nasceram no Estado da Bahia são chamados de baianos.

Os habitantes se chamam lauro-freitenses. O município se estende por 57,7 km² e contava com 198 440 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 3 439,8 habitantes por km² no território do município.

Brasília (DF) - 2.817.068. Fortaleza (CE) - 2.428.678. Salvador (BA) - 2.418.005.