Em que Van Gogh se inspirava?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Como todo grande artista, Van Gogh era diretamente impactado pelo contexto ao seu redor para criar e, principalmente entre a Holanda e a França, as cidades, vilarejos, seus povos e costumes se tornaram parte do repertório de referências com o qual solitariamente o pintor viria a revolucionar a arte moderna.

O movimento artístico de Van Gogh era chamado pós-impressionismo. Junto com outros artistas, como Paul Cézanne e Paul Gauguin, era definido como uma rejeição aos impressionistas e sua preocupação com a pintura natural das cores da luz.

Van Gogh e Gauguin visitaram Montpellier em dezembro de 1888, onde viram os trabalhos de Gustave Courbet e Eugène Delacroix no Museu Fabre. A relação dos dois começou a deteriorar; Van Gogh admirava Gauguin e queria ser tratado como um igual, porém Gauguin era arrogante e dominador, o que frustrou Van Gogh.

  • Pós-impressionismo
  • Pontilhismo
  • Neoimpressionismo

Ele disse certa vez: "Quero expressar a esperança por meio de alguma estrela". Logo depois de ter sido expulso da missão de evangelizar os mineradores de carvão na Bélgica, van Gogh sentiu que havia encontrado sua vocação e começou a retratar esses trabalhadores humildes por meio da pintura.

A história vê em Theo o mais estável dos irmãos Van Gogh, a âncora emocional arquetípica, a pessoa que de maneira abnegada ajudou Vincent em seu caminho errático pela vida. Mas Theo também tinha sua cota de impetuosidade.

Entre as características do estilo artístico de van Gogh destaca-se o uso de cores vivas e pinceladas marcadas. Além disso, nas suas obras se observam temáticas comuns como a vida real ou a natureza. Por outro lado, as cores escolhidas por van Gogh representam seus sentimentos, diferentes em cada etapa de sua vida.

O artista pintou mais de 2 mil quadros, entre paisagens, elementos da natureza, retratos, autorretratos, café, representações de camponeses, flores, como o girassol, que ele adorava.

Seu quadro mais caro foi vendido um século depois por US$ 148,6 milhões. Van Gogh era um homem de muitos amores, a maioria prostitutas. Sua favorita era uma mulher chamada Sien, com quem morou e ajudou a cuidar do bebê durante algum tempo. Ela aparece em diversos retratos desenhados pelo pintor.

Ache belo tudo o que puder. A maioria das pessoas não acha belo o suficiente.

A Vinha Encarnada

Em toda sua carreira, ele vendeu apenas um quadro: A Vinha Encarnada, tendo criado ao todo cerca de 2.500 peças de arte, incluindo 900 pinturas e 1.600 esboços ou desenhos. Tudo isso foi feito em um período de 10 anos, de 1880 a 1890. Seus quadros, hoje em dia, porém, valem milhões de dólares.

A forma de se comunicar, influenciar e de aprender. Apesar de ser considerada hoje uma obra-prima, Van Gogh considerava que "A noite estrelada" era um fracasso exatamente por não retratar a realidade. Mesmo tentando fazer algo diferente, o seu modelo mental ainda focava no que era sucesso no passado - e não no futuro.

O processo criativo de Van Gogh foi inspirado pelas ideias impressionistas, mas foi além, ao acrescentar forte carga emocional. Por isso, é considerado um artista do pós-impressionismo e tornou-se referência para os pintores da geração seguinte que iniciaram o movimento de vanguarda expressionista.