Quem é Preto Velho Pai Joaquim?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 7 votos

FOI UM DOS PRIMEIROS ESCRAVOS A NASCER EM SOLO BRASILEIRO E RECEBEU O NOME DE JOAQUIM JOSÉ (EM HOMENAGEM AO AVÔ E AO PAI DE JESUS - QUE ELE NEM SABIA QUEM ERA). CONHECEU UM DOS PRIMEIROS LÍDERES DO QUILOMBO DOS PALMARES: GANGA ZUMBA, QUE MORREU ENVENENADO POR SEUS OPOSITORES QUILOMBOLAS.

Joaquim é um Preto Velho caridoso, extremamente bondoso e humilde, com sua fala mansa e cheia de ternura, que trabalha em prol da caridade nos Terreiros de Umbanda trazendo sua paz, curando enfermos, trazendo luz nos caminhos escuros, ensinando a humildade a seus filhos e demonstrando o valor da fé.

Na umbanda de Pai Joaquim, o Pai Velho, o Caboclo ou o Erê tomam emprestado um dos corpos da pessoa como veículo para manifestar-se, mas isso não implica que ao corpo seja simplesmente imputado um estatuto de objeto, uma vez que o processo de comunicação entre médium e guia espiritual se estabelece sobre uma relação ...

Joaquim foi o manicongo (rei) do Reino do Congo entre 1793 á 1794.

* Pai Joaquim de Aruanda - sábio mentor espiritual que opera nas lides extrafísicas da Umbanda e que ajuda a muita gente, de todas as linhas espiritualistas. ** Chacra Coronário – é o centro de força situado no topo da cabeça, por onde entram as energias celestes.

Ọmọlu

Na Umbanda, ele é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos. Os Pretos Velhos, são espíritos de antigos africanos que vieram para o Brasil na época da colonização, e que baixam nos Terreiros para orientação e caridade. Os filhos de Ọmọlu são reservados, trabalhadores e práticos.

Os Pretos-Velhos são muito conhecidos por ajudar em questões de saúde, seja física ou emocional, assim como para encontrar emprego e unir família. Suas magias, chamadas de "mirongas", são poderosíssimas e repletas de mistérios milenares. Nas consultas, utilizam técnicas de benzimento e sugerem banhos com ervas.

Quem é a mãe e o pai de Joaquim? A verdadeira mãe de Joaquim chamava Carolina. Era uma amiga em comum de Úrsula e Margô. As três moravam juntas em uma pensão em São Paulo.

Pai Jacó , Pai Benedito, Pai Anastácio, Pai Jorge, Pai Luís, Mãe Maria, Mãe Cambina, Mãe Sete Serras, Mãe Cristina, Mãe Mariana, Maria Conga, Vovó Rita, Vovó Joana dentre outros.

São ancestrais negros, homens e mulheres idosos, que vivenciaram a escravização com toda a sua violência no 'novo mundo'. A maturidade, experiência espiritual e a sabedoria desses ancestrais estão vinculadas à caridade, simplicidade, humildade e paciência.