Por que Van Gogh gostava de amarelo?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Contaminação. Provavelmente, o pintor tinha preferência pelo amarelo em razão de uma condição de saúde: uma planta medicinal chamada dedaleira, utilizada por Van Gogh para tratar de suas crises de epilepsia e confusões mentais, teria causado uma contaminação.

De onde vem essa predileção pelo amarelo? Muito se especulou sobre sua obsessão pela cor. Tanto é verdade, que chegou-se ao ponto de dizer que Van Gogh bebia tinta amarela para refletir com os pincéis o que sentia e manter o espírito alegre. A verdade é que não há nenhuma prova disso.

O pintor costumava usá-la na tentativa de amenizar as crises que assombravam seu corpo e mente, pois lhe eram atribuídas propriedades sedativas e antiepilépticas.

De qualquer forma, parece claro que Van Gogh tinha uma predileção pela cor amarela, manifestando-se em grande parte de sua obra, incluindo pinturas como A Casa Amarela, Esplanada do Café à Noite ou A Avenida dos Alyscamps.

Van Gogh amou o amarelo por que não conheceu o castanho dos teus olhos... Ele ficaria fascinado, assim como eu. Fumando um balão tu chega pra mina e fala assim: Morena, Van Gogh se encantou pelo amarelo porque não conheceu o vermelho dos teus olhos.

Van Gogh amou o amarelo porque não conheceu o castanho dos seus olhos, ele ficaria fascinado, assim como eu.

1 9 9 6 ∆ - Eu te amo como van gogh amou a cor amarela... | Facebook.

Seu quadro mais caro foi vendido um século depois por US$ 148,6 milhões. Van Gogh era um homem de muitos amores, a maioria prostitutas. Sua favorita era uma mulher chamada Sien, com quem morou e ajudou a cuidar do bebê durante algum tempo. Ela aparece em diversos retratos desenhados pelo pintor.

Entre 1886 e 1889, Vincent van Gogh pintou uma série de 7 quadros de girassóis, para ele um símbolo de felicidade e gratidão. Depois da sua morte, tornaram-se nas suas pinturas mais famosas.

Ao derivar o pigmento da argila, acredita-se que o amarelo seja uma das primeiras cores já usadas como tinta na arte rupestre pré-histórica, com a primeira aplicação com mais de 17.300 anos.

O próprio Van Gogh culpou seus excessos com bebida como causa da crise psicótica que o levou à internação pouco tempo antes de sua morte. Hoje, alguns cientistas acreditam que ele se tornou viciado em terpenos encontrados no absinto de sua época, que o levaram a beber aguarrás, comer tintas a óleo e inalar cânfora.

Ache belo tudo o que puder. A maioria das pessoas não acha belo o suficiente.

Conforme conta o sobrinho-bisneto, Van Gogh se apaixonou de Agostina Segatori e eventualmente fez seu retrato (visto na pintura). Mas durante o início da paquera, Van Gogh "queria comprar flores e expressar o seu amor por ela, mas ele não tinha como fazer isso", disse Willem.

Vincent Van Gogh revolucionou a história da pintura. Embora tenha sido influenciado pelos pintores impressionistas, sua obra é muito pessoal e solitária. Usava cores opostas, como o azul e o amarelo, para aumentar a vibração de suas imagens.