Porque Van Gogh gostava de girassóis?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Van Gogh era tão obcecado pela flor, talvez seja pelo fato de simbolizarem felicidade e esperança. Amarelo, para ele, era um emblema de felicidade – na literatura holandesa, o girassol é um símbolo de devoção e lealdade.

Van Gogh adorava amarelo. Como é explicado no site da National Gallery, esta cor era, para ele, um símbolo de felicidade. Era por isso natural que se sentisse atraído pelos girassóis, pela sua “cor vibrante” e também pela sua forma. “O girassol é uma planta muito forte e resistente.

Seu quadro mais caro foi vendido um século depois por US$ 148,6 milhões. Van Gogh era um homem de muitos amores, a maioria prostitutas. Sua favorita era uma mulher chamada Sien, com quem morou e ajudou a cuidar do bebê durante algum tempo. Ela aparece em diversos retratos desenhados pelo pintor.

Fato é que o girassol era uma planta simbólica para Van Gogh. Gauguin percebeu isso e pintou um retrato do artista durante o tempo em que passou na Casa Amarela. O quadro levou o título de "Vincent Pintando Girassóis". A relação entre os dois ruiu e eles se distanciaram.

Girassóis de Van Gogh — Suicídio
A música retrata a obsessão da tentativa de retratar a forma perfeita de algo que pode murchar a qualquer instante.

De acordo com a sabedoria popular, a flor de girassol significa felicidade. Sua cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas podem simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol.

Evidências arqueológicas revelaram o uso do girassol entre índios norte- americanos, com pelo menos uma referência indicando o cultivo nos Esta- dos de Arizona e Novo México, por volta de 3.000 anos a.C. (Selmeczi- Kovacs, 1975) e que a sua domesticação pode ter ocorrido antes mesmo da do milho (Putt, 1997).

Ache belo tudo o que puder. A maioria das pessoas não acha belo o suficiente.

Vincent Van Gogh era um amante de Deus, do amor e da arte. Acreditava que a melhor maneira de conhecer Deus era amar muito. Ele queria aprender a pintar o que sentia e não o que via.

A cor preferida de van Gogh era o amarelo.

Os girassóis procuram a luz do sol mas, em dias nublados, eles se viram uns para os outros buscando a energia em cada um. Não ficam murchos e nem de cabeça baixa. Olham uns para os outros, erguidos, lindos! É a sabedoria da natureza!

O artista pintou mais de 2 mil quadros, entre paisagens, elementos da natureza, retratos, autorretratos, café, representações de camponeses, flores, como o girassol, que ele adorava. Também teve inspiração na cultura japonesa.

Obra tem valor estimado em 84,2 milhões de libras (R$ 506,2 milhões) e foi vandalizada em museu de Londres. O quadro "Girassóis", de Vincent Van Gogh exposto na National Gallery de Londres, levou um banho de sopa de tomate na manhã desta sexta-feira por dois jovens britânicos da organização Just Stop Oil.